Quais os sintomas da gastroenterite viral? Como é o tratamento?

Os principais sintomas da gastroenterite viral são: diarreia líquida, vômitos, náuseas, dor na barriga, falta de apetite e febre. A gastroenterite pode causar ainda fadiga, dores musculares, dor de cabeça e perda de peso. Os sintomas da gastroenterite viral geralmente começam a se manifestar 1 a 2 dias após a infecção pelo vírus.

O tratamento da gastroenterite viral visa apenas controlar os sintomas e prevenir a desidratação, já que não existe um tratamento específico para a infecção. Em geral, os sintomas desaparecem espontaneamente em até 3 dias.

São utilizados medicamentos para controlar a dor (analgésicos), a febre (antitérmicos) e os vômitos (antieméticos).

Publicidade

Para combater a desidratação, são indicados soros específicos de reidratação oral. Nos casos mais graves, a pessoa precisa ficar internada para receber líquido por via intravenosa.

A alimentação deve ser leve e em pequenas quantidades, com intervalos menores entre as refeições. Os alimentos ricos em açúcar e gorduras devem ser evitados.

Saiba mais em: Qual a dieta recomendada para quem tem gastroenterite?

Algumas recomendações durante o tratamento da gastroenterite viral:

⇒ Aumentar a ingestão de água, bebendo pequenas quantidades de cada vez;

⇒ Evitar sucos de frutas, pois possuem fibras que podem piorar a diarreia;

⇒ Ingerir bebidas isotônicas para repor os sais minerais perdidos;

⇒ Ficar em repouso.

A gastroenterite viral é uma infecção aguda causada por vírus que atinge o estômago e o intestino. O vírus pode estar presente na água, em alimentos contaminados ou em pessoas infectadas. Veja aqui o que é gastroenterite.

A gastroenterite viral é contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa. A prevenção é feita sobretudo com medidas adequadas de higiene e cuidados no armazenamento, preparo, limpeza e manipulação dos alimentos.

Leia também: Gastroenterite é contagiosa?

Em caso de sintomas de gastroenterite, consulte um médico clínico geral, um médico de família ou um gastroenterologista.

Também pode lhe interessar:

Quais os sintomas da gastroenterite? Qual o tratamento?

Quais os sintomas da gastroenterite bacteriana e como é o tratamento?