Febre, diarreia e fraqueza são sintomas de que doença?

Febre, diarreia e fraqueza são sintomas de que doença? Tais sintomas já persistem há três dias.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A febre, diarreia e fraqueza são sintomas de muitas patologias, fisiológicas ou psicológicas, mas podemos citar como a causa mais comum a infecção intestinal. Outras situações que causam esses sintomas são:

  • Dengue,
  • Zika,
  • Chikungunya,
  • Resfriados em geral,
  • Certos medicamentos (principalmente em doses elevadas ),
  • Crise de ansiedade e ou estresse importante.

Infecções intestinais

As infecções intestinais ou gastroenterites, podem ser causadas por vírus ou bactérias. As virais têm maior prevalência especialmente no verão. Os sintomas são de dor abdominal, febre, náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza.

Na gastroenterite de origem bacteriana, as principais causas são a ingesta de alimentos ou água contaminados por bactérias. Os sintomas são mais exuberantes, com fortes dores abdominais, febre alta e prostração.

A duração varia de 3 a 7 dias. E o tratamento deve ser com repouso, hidratação intensificada, medicamentos para aliviar os sintomas, alimentação leve e balanceada, ainda, o afastamento de suas atividades laborativas ou escolares, se for considerada hipótese de origem viral, por ser altamente contagiosa.

De acordo com a história clínica e exame físico, o médico é capaz de orientar quanto a provável origem.

Viroses

Nos quadros de gastroenterite por viroses como a dengue, chikungunya, entre outras, é comum além dos sintomas citados, a associação com dores nas juntas, dor atrás dos olhos e machas na pele (casos mais graves).

A duração varia também entre 3 a 5 dias, e o tratamento é o mesmo. Repouso, hidratação, alimentação balanceada, medicamentos apenas para melhora dos sintomas e o afastamento de suas atividades pelo alto risco de contaminação.

O médico deverá avaliar os dias necessários de repouso domiciliar.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar esses sintomas, como antibióticos, antidepressivos e analgésicos potentes. Se os sintomas apareceram após o início de algum medicamento, você deve procurar o médico que prescreveu para uma reavaliação.

Pode ser preciso trocar o medicamento ou ajustar a dose.

Ansiedade

As crises de ansiedade ou medo, situações de exposição a público, entre outras, pode gerar uma liberação exagerada de neurotransmissores, que resultem em quadro de dores abdominais, "bolo na garganta", náuseas, diarreia e fraqueza, entretanto, dificilmente duram três dias ou causam outros sintomas como a febre.

Quando deve procurar um atendimento médico?

Seja qual for a causa, é importante entender quais são os sinais que indicam a necessidade de procurar atendimento médico. Os chamados sinais de gravidade ou sinais de alerta, que são:

  • Sintomas de desidratação (boca seca, muita sede, pouca urina, urina escura),
  • Mais de 5 evacuações por dia,
  • Diarreia com presença de sangue ou muco,
  • Febre alta persistente (acima de 39º),
  • Taquicardia (coração acelerado, acima de 100 bpm),
  • Piora do quadro após dois dias,
  • Incapacidade de se alimentar ou ingerir água.

Na presença de um sinal de alerta, deve procurar imediatamente um pronto socorro para avaliação médica e provavelmente tratamento mais específico. Nos casos mais graves está indicado iniciar antibioticoterapia e hidratação venosa.

A gastroenterite, principalmente em crianças, ainda é uma causa de morte comum na nossa população, devido a desidratação rápida e severa que pode proporcionar. Por isso, no caso de sinais de alarme, não perca tempo e procure um atendimento médico de urgência.

Leia também: Quais os sintomas da gastroenterite viral? Como é o tratamento?