Perguntar
Fechar

Lúpus é contagioso? Como se pega lúpus?

Não, lúpus não é contagioso, o que significa que não se "pega" nem se transmite. Pessoas com lúpus eritematoso sistêmico desenvolvem a doença porque o seu sistema imunológico produz anticorpos que atacam o seu próprio corpo. A causa do lúpus é desconhecida, embora já se saiba que a genética, bem como fatores hormonais e ambientais podem favorecer o aparecimento da doença.

Por isso o lúpus não é contagioso, já que não é causado por vírus, bactérias ou qualquer micro-organismo que possa ser transmitido de pessoa para pessoa.

A produção anormal de anticorpos ocorre devido a uma predisposição genética associada a outros fatores, como exposição ao sol e infecções.

Como resultado, esses anticorpos atacam o tecido conjuntivo do próprio indivíduo, que faz com que o lúpus se manifeste em qualquer parte do corpo que tenha cartilagem, como pele, nariz, orelhas, articulações, pulmões, entre outras tantas outras.

Os principais sintomas do lúpus eritematoso sistêmico incluem febre, mal estar, inflamações e dores articulares, manchas vermelhas na pele, distúrbios respiratórios, feridas na boca e presença de nódulos ou caroços pelo corpo.

Veja também: Quais são os sintomas do lúpus?

O tratamento do lúpus é feito com medicamentos corticoides e imunomoduladores. O diagnóstico e o acompanhamento da doença é da responsabilidade do médico reumatologista.

Também pode lhe interessar:

Lúpus, o que é?

Lúpus é câncer?

Lúpus tem cura?

Quem tem lúpus pode engravidar?