Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas do lúpus?

Os principais sintomas do lúpus são febre, mal estar, fraqueza, dores e inchaço nas articulações, problemas respiratórios, aparecimento de gânglios pelo corpo, manchas avermelhadas na pele e feridas na boca. Em casos mais graves, pode haver comprometimento renal com alterações urinárias, complicações cardíacas, confusão mental, convulsões e até mesmo morte.

Os sintomas do lúpus eritematoso sistêmico podem ser decorrentes de inflamações na pele, articulações, nervos, cérebro, rins, pleura (pulmão) e pericárdio (coração). Há ainda sintomas que surgem devido à redução do número de glóbulos brancos (células de defesa) e vermelhos do sangue.

Contudo, as manifestações do lúpus eritematoso variam muito em cada caso, de acordo com a fase da doença (ativa ou inativa). No início, diversos desses sintomas apresentados podem não estar presentes, podendo ainda haver outras manifestações. Os sinais e sintomas podem surgir isolados, em conjunto ou sequencialmente.

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, de causa desconhecida, provocada por anticorpos produzidos pelo corpo e que atacam os vários órgãos do próprio indivíduo.

Veja também: Lúpus, o que é?

Manchas vermelhas na pele

As lesões na pele surgem em grande parte dos casos, à medida que o lúpus evolui. As lesões aparecem sob a forma de manchas vermelhas na pele que não deixam cicatrizes, principalmente no rosto e nariz, que são áreas mais expostas à luz.

As manchas causadas pelo lúpus não provocam dor, ficam diferentes com o passar do tempo, não causam muita coceira e podem surgir em qualquer parte do corpo, apesar de serem mais frequentes na face. O lúpus pode afetar somente a pele, se for do tipo cutâneo, ou atingir órgãos internos, se for o eritematoso sistêmico.

Leia também: O que pode causar manchas vermelhas na pele?

Vasculite

A vasculite é uma inflamação dos vasos sanguíneos que dificulta o fluxo sanguíneo para diversas partes do corpo, levando ao aparecimento de manchas dolorosas vermelhas ou arroxeadas nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés.

Trata-se de uma complicação do lúpus que pode causar diversos sinais e sintomas, como febre, dores musculares, articulares e abdominais, cansaço, escurecimento da urina, perde do apetite, emagrecimento, fraqueza, entre outros.

Veja também: O que é vasculite?

Sensibilidade ao Sol

O lúpus provoca uma sensibilidade exagerada ao sol. Poucos minutos de exposição à claridade ou luz solar já podem ser suficientes para desencadear o aparecimento de sintomas como febre, fadiga ou manchas na pele.

Queda de cabelo

É muito comum pessoas com lúpus terem queda de cabelo, sobretudo quando a doença está ativa. Contudo, em grande parte dos casos tratados, os fios voltam a crescer normalmente.

Saiba mais em: Estou com muita queda de cabelos, o que eu faço?

Dor nas articulações

Quase todos os pacientes com lúpus irão apresentar em algum período da doença dores nas articulações das mãos, joelhos e pés. A dor costuma ser intensa e pode vir acompanhada de inchaço e tendinite (inflamação no tendão), alternando períodos de melhoria e piora.

Leia também: Dor nas articulações: o que pode ser?

Dor no peito e falta de ar

Outra complicação comum do lúpus é a pericardite e a pleurite. A primeira é uma inflamação do pericárdio, uma membrana que recobre o coração, enquanto que a segunda é uma inflamação da pleura, um mesmo tipo de membrana que recobre os pulmões.

Essas inflamações podem ser leves e não causar sintomas ou, em outros casos, pode provocar dor no peito. Na pericardite, a dor pode ser acompanhada por aumento dos batimentos cardíacos e falta de ar. Na pleurite, a pessoa sente dor no peito ao respirar e pode apresentar ainda falta de ar e tosse seca.

Veja também:

Pericardite: Quais os sintomas e como tratar?

Pleurite: quais os sintomas e como tratar?

Nefrite

A nefrite é uma inflamação nos rins. Afeta aproximadamente metade das pessoas com lúpus eritematoso sistêmico, sendo uma das complicações mais graves da doença. Nos casos severos, pode causar sinais e sintomas que incluem aumento da pressão arterial, inchaço nos membros inferiores e redução do volume de urina, que fica espumosa.

Sem um tratamento rápido, a nefrite pode afetar seriamente o funcionamento dos rins, levando à insuficiência renal. Nesses casos, pode haver necessidade de se fazer um transplante de rim ou tratamento com diálise.

Saiba mais em: O que é pielonefrite e quais os sintomas?

Alterações no sistema nervoso

Embora seja menos comum, o lúpus também pode afetar o sistema nervoso e causar convulsões, depressão, mudanças de humor ou comportamento, além de prejudicar a medula espinhal e os nervos.

Anemia, hemorragias e baixa imunidade

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico desenvolve anticorpos contra as células do sangue do próprio corpo, causando a destruição das mesmas.

Assim, pode haver anemia devido à redução do número de hemácias (glóbulos vermelhos), diminuição da imunidade pela destruição de glóbulos brancos (células de defesa) e hemorragias devido à destruição de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

Veja também: Quais são os tipos de anemia e seus sintomas?

O tratamento envolve uso de medicações que controlam a produção e a ação desses anticorpos, e deve ser acompanhado por um reumatologista.

Saiba mais em:

Lúpus é câncer?

Lúpus tem cura?

Pessoa com lúpus pode fazer selante no cabelo?

Quem tem lúpus pode engravidar?

O que é lúpus discoide e quais são os sintomas?