Ter a gengiva sangrando é um sinal muito característico de gengivite. Além de sangrar, a gengiva nesses casos também fica inchada, dolorida e apresenta vermelhidão. O sangramento ocorre principalmente na hora de escovar os dentes ou usar o fio dental.
Em alguns casos, a gengiva pode se retrair e a pessoa pode apresentar mau hálito ou ter a sensação de um sabor desagradável na boca.
A gengivite é uma inflamação da gengiva causada por bactérias. Sua causa mais comum é a má higiene oral, pois favorece o acúmulo de placas bacterianas e restos de alimentos no espaço que fica entre o dente e a gengiva.
Ao se depositarem nesse espaço, as bactérias e os restos de alimentos formam o tártaro, causando irritação e aumento da sensibilidade da gengiva, que pode sangrar com mais facilidade.
O tratamento para o sangramento das gengivas nesses casos deve incidir sobre a gengivite. Para tratar e prevenir, é fundamental ter uma boa higiene oral, com escovação dos dentes e uso de fio dental após as refeições.
Veja também: O que é gengivite e como tratar?
O tratamento pode incluir ainda uso de anti-inflamatórios e antibióticos, limpeza dos dentes, suplementação com vitaminas, controle do diabetes e da pressão arterial, bem como tratamento para fortalecer a imunidade em alguns casos.
Quem fuma e tem a gengiva sangrando deve evitar fumar e, se possível, cessar o tabagismo durante o tratamento, já que a fumaça do cigarro favorece a proliferação de bactérias.
Procure um dentista se estiver com a gengiva sangrando, dolorida e inchada para receber um diagnóstico e tratamento adequados.
Saiba mais em:
O que é hiperplasia gengival e como é o tratamento?