Perguntar
Fechar

O que é hérnia inguinal e quais os sintomas?

Hérnia inguinal é o deslocamento de uma parte intestino através de uma anomalia (orifício) na parede abdominal, na virilha. Ocorrem geralmente quando o indivíduo se submete a elevadas pressões abdominais ao longo dos anos, com um gradativo aumento da fragilidade da musculatura abdominal, até que ocorre a herniação (caso da hérnia inguinal direta), geralmente através de "pontos fracos" nesta parede muscular, no umbigo (hérnia umbilical) ou nas virilhas (hérnia inguinal).

As hérnias inguinais diretas correspondem a 75% de todas as hérnias, e são 25 vezes mais comuns em homens do que em mulheres.

A hérnia inguinal indireta é mais frequente em crianças e adultos jovens, e origina-se de um defeito anatômico, congênito, em que o canal inguinal não se fechou como deveria, e é através deste canal que ocorre a herniação das alças intestinais.

Não é só a pressão provocada pelos exercícios que contraem a musculatura do abdômen. Também ocorre este aumento de pressão durante o esforço da evacuação, na hora do parto, para expulsar o feto do interior do útero, em casos de tosse crônica, ao levantar pesos, etc.

Veja aqui como saber se você tem uma hérnia.

Sintomas da Hérnia Inguinal

  • Abaulamento local;
  • Desconforto leve até dores intensas, associadas a náuseas, vômitos e mal estar generalizado. Os sintomas decorrem da constante entrada e saída do conteúdo abdominal através do defeito da parede abdominal. A dor pode piorar com o esforço na região pela tosse, evacuação, exercício ou levantamento de peso.

Os casos mais complicados são causados por encarceramento e estrangulamento. O encarceramento ocorre quando o conteúdo do abdome é mantido no interior do defeito da parede, fora da cavidade abdominal, sendo que não se verifica o regresso desse conteúdo para o local certo.

Saiba mais em: Uma hérnia pode estourar?

Frequentemente isso causa dor intensa e contínua, estufamento, distensão da barriga, paragem do funcionamento do intestino, perda de apetite, febre, enjoos e vômitos.

No caso do estrangulamento, além do encarceramento, há o intestino é prejudicado graças à falta de circulação do sangue.

O encarceramento é um caso urgente, e uma cirurgia deve ser feita rapidamente para evitar graves consequências no intestino.

Em caso de suspeita de hérnia inguinal, um médico (preferencialmente um cirurgião geral ou um cirurgião especialista em trato digestivo) deverá ser consultado.

Ele poderá lhe dar o diagnóstico correto, após anamnese, exame físico e eventuais exames complementares, orientá-lo e prescrever o tratamento mais adequado, caso a caso.

Leia também:

Hérnia inguinal durante a gravidez é perigoso?

Quem teve hérnia inguinal pode ter filhos?

Quais são os tipos de hérnia?