Pessoas com problemas de fígado devem evitar:
- Alimentos gordurosos,
- Alimentos fritos,
- Açúcar,
- Sal,
- Bebidas alcoólicas,
- Molhos, condimentos,
- Creme de leite, leite, queijo, manteiga, margarina e
- Embutidos como salsicha, salame, linguiça e mortadela.
A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.
Prefira alimentos integrais
Os carboidratos, como pão, massas e arroz, devem ser preferencialmente integrais, pois contêm mais fibras solúveis. As fibras unem ao açúcar e às gorduras do bolo alimentar, dificultando a sua absorção.
Diminua o consumo de carboidratos
Alimentos como pães, massas, arroz e batata devem ser consumidos em poucas quantidades. Sempre que possível, consumir a versão integral desses alimentos.
Substitua leites e derivados integrais por desnatados
O leite e os derivados como queijos e iogurtes devem ter sempre o menor teor de gordura possível. Por isso os queijos ricota e cottage são os mais aconselhados. Os demais produtos que consumir, procure sempre pelas opções de desnatados.
Evite alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos, como carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados e frituras devem ser evitados por pessoas com problemas no fígado. Por ser um dos órgãos que atuam na quebra e eliminação de gordura, quanto mais consumir, mais sobrecarrega o fígado, piorando o problema já existente.
Evite doces e alimentos com muito açúcar
O excesso de glicose (açúcar) aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue, agravando os problemas no fígado, da mesma forma que as gorduras.
Aumente o consumo de frutas e vegetais
As frutas, as verduras, os legumes e os vegetais em geral são fontes de fibras. As fibras dificultam a absorção de gorduras e açúcar, auxiliando na digestão e reduzindo a sobrecarga no fígado.
Dê preferência a alimentos com baixo índice glicêmico
Batata-doce e frutas como maçã e pera liberam o açúcar mais lentamente. Isso evita picos de glicose no sangue que, em excesso, é transformada em gordura e armazenada no fígado.
Evite bebidas alcoólicas
O álcool é metabolizado pelo fígado. O abuso de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática). Além disso, o álcool é bastante calórico, tendo apenas menos calorias que as gorduras, ficando à frente do açúcar e das proteínas no que toca às calorias.
Aposte nos ácidos graxos mono e poli-insaturados
São as chamadas "gorduras boas", pois protegem o coração e os vasos sanguíneos. Podem ainda ajudar a reduzir o colesterol ruim, auxiliando uma das funções hepáticas, que é o controle do colesterol. São alguns dos alimentos que contêm esses ácidos graxos:
- Castanhas
- Nozes
- Amêndoas
- Azeite
- Salmão
- Atum
- Sardinha
- Sementes de linhaça
- Quinoa
A dieta para pacientes com problemas de fígado deve ser elaborada por um especialista, nutricionista ou nutrólogo, conforme as recomendações do médico hepatologista.
Leia também:
Esteatose hepática tem cura? Qual o tratamento?
Dor no fígado: 6 sintomas que indicam problemas no fígado
Quando o gosto amargo na boca é sinal de problema de fígado e o que fazer