O que não pode comer quem tem problemas de rins?
Quem tem problemas de rins NÃO pode comer carambola e deve evitar alimentos que tenham muito potássio, fósforo e sal (sódio), além de controlar a ingestão de alimentos gordurosos e ricos em açúcar.
Carambola
A fruta contém uma substância tóxica que é eliminada por rins saudáveis, mas que não pode ser excretada pelos rins de pacientes com insuficiência renal ou função renal comprometida. Essa toxina então permanece no organismo, podendo causar diversas alterações neurológicas, como: Confusão mental, agitação, insônia, fraqueza muscular, alteração da sensibilidade dos membros, convulsões, coma e até a morte, dependendo do caso.
Alimentos ricos em potássio - EVITAR!
- Abacate, banana-nanica, banana-prata, açaí, água de coco;
- Figo, laranja, maracujá, melão, damasco, graviola, fruta-do-conde;
- Tangerina, uva, mamão, goiaba, jaca, laranja-pera, maracujá;
- Kiwi, feijão, chocolate, extrato de tomate.
Pessoas com problemas renais, acumulam potássio no sangue porque os seus rins não são capazes de eliminá-lo. Quando os níveis de potássio ficam muito elevados, pode causar fraqueza muscular intensa, arritmias e até uma parada cardíaca.
Alimentos com muito sal (sódio) - EVITAR!
- Temperos prontos;
- Alimentos enlatados;
- Sucos em pó;
- Salames e embutidos;
- Queijos, Manteiga ou Margarina com sal.
O consumo de sal em excesso provoca um aumento da pressão arterial (pressão alta). Manter a pressão arterial sob controle é fundamental para retardar a progressão da doença renal crônica.
Alimentos ricos em fósforo - EVITAR!
- Carnes processadas;
- Refrigerantes e
- Cerveja.
Assim como o potássio, o fósforo também tende a ficar acumulado no sangue de pacientes com insuficiência renal, pois os seus rins não conseguem eliminá-lo. O excesso de fósforo no sangue provoca coceira e estimula a produção do paratormônio, um hormônio produzido pelas glândulas paratireoides, que em excesso causam complicações como perda óssea.
Controlar o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar, é fundamental para reduzir os níveis de colesterol, pois favorece os rins e o sistema cardiovascular.
O que pode comer quem tem problemas nos rins
Não existe uma dieta única para todas as pessoas com problemas de rins. Cada paciente deve ser avaliado de forma individual pelo médico nefrologista e ter a sua dieta elaborada por uma nutricionista.
No entanto, os alimentos que podem ser consumidos e mais indicados para quem tem problemas nos rins, são:
- Verduras e legumes (Couve-flor, repolho, pimentão)
- Frutas: maça, mirtilo, morango, framboesa, uva vermelha e cítricos (laranja e limão)
- Clara de ovo
- Peixe e carne magra
- Cebola, alho e azeite
- Grãos integrais.
Além disso, aumentar a ingesta de água, pelo menos 2 litros de água por dia, para quem não tem comprometimento renal grave. Nos casos de insuficiência renal, o cálculo de água por dia deverá ser definido pelo médico nefrologista que o acompanha.
Quem tem problemas renais pode comer ovo?
Depende da situação. Na insuficiência renal, o ideal é que não seja consumido. Os ovos outros alimentos ricos em proteínas, como os laticínios, a carne vermelha, carne branca, pães, biscoitos, massas e arroz, são fundamentais para o organismo, porém em situações de comprometimento renal importante, como na insuficiência dos rins, deve ser evitado ou mesmo, contraindicado para evitar complicações mais graves.
Entretanto, na grande maioria das vezes, as doenças renais são mais simples, como pedras nos rins e cisto renal, e nessas situações o ovo pode ser consumido. Para definir a quantidade indicada, é preciso avaliar caso a caso, com um profissional da área, nutrólogo ou nutricionista.
Dicas para reduzir o potássio de alguns alimentos
Para ajudar na variedade de alimentos e opções de dietas, pode usar algumas dicas valiosas como:
1. Antes de cozinhar os legumes, como a batata, mantenha em um recipiente grande de água por 2 a 3 horas, já cortada e sem casa, trocando a água algumas vezes. Esse procedimento reduz a concentração de potássio nos alimentos;
2. Cozinhar os alimentos antes de comer, especialmente as frutas, porque também reduz o seu teor de potássio;
3. Cozinhar os alimentos com bastante água e
4. Usar como temperos especiarias, salsinha, cebolinha, cebola e alho. Evite ao máximo o sal de cozinha.
Veja também:
- O que pode comer quem tem problemas de rins e quais os alimentos bons para os rins?
- Quais os sintomas de problemas nos rins?
- Creatinina alta: o que fazer para baixar?
Referência:
Sociedade Brasileira de Nefrologia.