Exames dentro do limite da normalidade.
No entanto, os exames realizados foram solicitados com um objetivo, seja como exames de rotina, ou na suspeita de alguma alteração identificada no exame clínico.
Por isso, apesar dos valores estarem todos dentro da normalidade, é importante que leve o resultado desse exame para o médico que o solicitou, que poderá interpretar esses valores de maneira mais detalhada e direcionada ao seu caso.
Exames de FSH e LH
Os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise, com a função de coordenar o desenvolvimento e maturação puberal, processos reprodutivos e a secreção de esteroides sexuais nas gônadas (espermatozoides e óvulos).
Os valores normais de FSH e LH variam com a idade, sexo e período do ciclo, conforme detalhado abaixo:
FSH
Para o sexo feminino:
- Fase folicular (do 1º ao 12º dia após a menstruação): 2,8 a 12 mUI/mL;
- Pico ovulatório (em média no 14º dia do ciclo menstrual): 12 a 25 mUI/mL;
- Fase lútea (do 16º dia do ciclo até a próxima menstruação): 1,2 a 12 mUI/mL;
- Menopausa: > 30 mUI/mL.
Para o sexo masculino: 0,7 a 10 mUI/mL.
Para crianças antes da puberdade: menor que 4 mUI/mL
LH
Para o sexo feminino:
- Fase folicular (do 1º ao 12º dia após a menstruação): 2 a 10 mUI/mL;
- Pico ovulatório (em média no 14º dia do ciclo menstrual): 10 a 60 mUI/mL;
- Fase lútea (do 16º dia do ciclo até a próxima menstruação): 0,5 até 12 mUI/mL;
- Menopausa: entre 10 e 70 mUI/mL.
Para o sexo masculino: 1 a 9 mUI/mL.
Para crianças antes da puberdade: menor que 0,15 mUI/mL
Leia também: O que é FSH e qual a sua função?
Triglicerídeos
Os triglicerídeos são gorduras ingeridas e também produzidas no organismo, capazes de armazenar energia. Não representam um problema, desde que estejam dentro dos limites de normalidade.
Os valores considerados normais para os triglicerídeos, são abaixo de 150 mg/dl.
Exame de TSH ultrassensível e T4 livre
O exame de TSH ultrassensível (hormônio estimulante da tireoide), é indicado para auxiliar no diagnóstico de alterações no funcionamento da tireoide. Produzido pela hipófise, o TSH estimula a glândula tireoide a produzir os hormônios T3 e T4.
O T4 livre por sua vez, é transformado em T3, que participa ativamente do metabolismo do corpo.
Seus valores considerados normais são de: TSH = 0,5 e 5,0 µUI/mL e T4 livre = 0,7 a 2,7 ng/dl, sabendo que os valores podem variar de acordo com o método utilizado pelo laboratório.
Progesterona
A progesterona é um hormônio produzido pelo corpo lúteo após a ovulação e pela placenta durante a gestação. Tem como funções, a fertilidade feminina, ativar as células que revestem a parede uterina e aumentar o fluxo sanguíneo, preparando o útero para receber o embrião.
Suas taxas consideradas normais, variam consideravelmente, de acordo com o ciclo menstrual, entre 0,15 a 20 ng/dl, na mulher não grávida, e na gestante, chega a mais de 200 ng/dl no terceiro trimestre. Na menopausa aparece menor do que 0,4.
Prolactina
A prolactina é outro hormônio produzido pela glândula hipófise, responsável pela estimulação de produção do leite, pelas mamas. O valor máximo normal da prolactina no sangue, normalmente não ultrapassa 20 ng/mL.
Glicemia
O valor normal para a glicemia de jejum, é constantemente reavaliado pela sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia, visto sua importância para o aumento de risco de diabetes e outras doenças crônicas comuns na população.
Atualmente, os valore considerado normal é abaixo de 100 mg/dl. A partir de 100 até 125 mg/dl, já é considerado um quadro chamado Pré-diabetes (propensão para desenvolver diabetes).
Glicemia igual ou superior a 126 mg/dl: Diabetes. O diagnóstico é confirmado após repetição do exame em um outro dia.
Pode lhe interessar também: Como é feito o diagnóstico do diabetes?