Perguntar
Fechar

Para que serve o ômega 3?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O ômega 3 serve principalmente para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. O uso regular de ômega 3 nas doses adequadas traz diversos benefícios para o coração e vasos sanguíneos, diminuindo o risco de infarto, trombose e acidente vascular cerebral ("derrame").

O ômega 3 reduz a agregação plaquetária, ou seja, "afina" o sangue, ajudando a impedir a formação de coágulos e trombos que originam o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrames.

Por diminuir a viscosidade do sangue, ele também melhora a circulação sanguínea, aumentando a nutrição e oxigenação dos tecidos.

Benefícios do ômega 3
Cápsulas de ômega 3

O que é ômega 3?

O ômega 3 é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura. Ele é essencial para o bom funcionamento do organismo e está presente em alguns tipos de alimentos, principalmente peixes de água fria, como sardinha, atum, cavala, bacalhau e salmão. Outros alimentos fontes de ômega 3 são a linhaça, nozes, castanhas, azeite e óleos de soja e canola.

O nutriente pode ser adquirido ainda sob a forma de cápsulas, como suplemento alimentar. Porém, o seu consumo dessa forma só deve ser feito com indicação médica, já que alguns estudos associaram o consumo de cápsulas de ômega 3 com o desenvolvimento de câncer de próstata.

Ômega 3 ajuda a baixar o colesterol e a pressão arterial?

Sim. Outra capacidade do ômega 3 é a de diminuir o mau colestrol (LDL) e os triglicerídeos e aumentar o bom colesterol (HDL), prevenindo assim doenças cardiovasculares.

O ômega 3 também tem ação vasodilatadora, ou seja, relaxa as artérias e ajuda a baixar a pressão arterial.

Posso tomar ômega 3 na gravidez?

Sim. Na gravidez, o ômega 3 auxilia o crescimento e o desenvolvimento do feto e de todo o seu sistema nervoso, estimulando o cérebro e potencializando as transmissões entre as células nervosas. Após o nascimento, principalmente entre os 6 e os 12 meses de idade, o ômega 3 aumenta o campo de visão e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Mulheres grávidas que estiverem tomando suplemento de ômega 3 devem suspender o seu uso a partir do 8º mês de gestação. Isso porque o nutriente dilata os vasos sanguíneos, o que pode aumentar o sangramento no momento do parto.

Quais são os outros benefícios do ômega 3?

O uso de ômega 3 também é benéfico para a saúde mental e cognição, melhorando o humor, a motivação, a memória, a concentração e o aprendizado.

Sua ação antioxidante neutraliza os radicais livres, que danificam as células e podem causar diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

Por ajudar a controlar o apetite e potencializar a ação da insulina, favorecendo a transformação do açúcar em energia antes que seja convertido e armazenado como gordura corporal, o ômega 3 pode contribuir para o processo de emagrecimento.

Outras propriedades e benefícios do ômega 3 incluem ação anti-inflamatória, ação antitrombose, auxila a prevenção de diabetes, artrite reumatoide, entre outras doenças, além de fortalecer o sistema imunológico.

Saiba mais em:

Para que serve o ômega 6?

Ômega 3, 6 e 9: Para que servem e quais são os seus benefícios?