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Quais são os benefícios do ômega 3?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Os benefícios do ômega 3 estão relacionados principalmente com a prevenção de doenças cardiovasculares, infarto, trombose e derrames. Sabe-se que o uso regular de ômega 3 nas doses adequadas traz diversos benefícios para a saúde do coração e vasos sanguíneos.

O ômega 3 "afina" o sangue, ajudando a prevenir a formação de coágulos e trombos que podem obstruir as artérias e causar infarto e derrames. Ao diminuir a viscosidade sanguínea, o ômega 3 também melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos.

Outro benefício do ômega 3 é a sua capacidade de baixar o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos e aumentar o colesterol bom (HDL), prevenindo assim doenças cardiovasculares.

A ação vasodilatadora do ômega 3 relaxa as artérias e ajuda a baixar levemente a pressão arterial, sendo por isso indicado no controle da hipertensão arterial.

Na gravidez, o ômega 3 auxilia o crescimento e o desenvolvimento do feto e de todo o seu sistema nervoso, estimulando o cérebro e potencializando as transmissões entre as células nervosas. Após o nascimento, principalmente entre os 6 e os 12 meses de idade, o ômega 3 aumenta o campo de visão e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Contudo, as gestantes são orientadas a evitar alguns tipos de peixes com alto teor de mercúrio, como tubarão, peixe-espada, cavala-rei ou peixe-telha; dando preferência a frutos do mar com baixo teor de mercúrio como o camarão, atum light, salmão e bagre.

Leia também: Posso tomar Ômega 3 na gravidez?

O uso de ômega 3 também é benéfico para a saúde mental e cognição, melhorando o humor, a motivação, a memória, a concentração e o aprendizado.

Estudos sugerem que o ômega 3 também possa contribuir para o processo de emagrecimento de duas formas: ajudando no controle do apetite e potencializando a ação da insulina, que favorece a transformação do açúcar em energia antes que seja armazenado sob a forma de gordura no corpo.

Veja também: Tomar ômega 3 emagrece?

O ômega 3 está presente principalmente em peixes como salmão, atum, sardinha, truta, cavala e arenque. O consumo diário deve ser superior a 1,8 g, o equivalente a 300 gramas de peixe por semana.

Clique aqui para saber quais são os alimentos com mais ômega 3.

Já a utilização de cápsulas de ômega 3 deve ser indicada por um médico ou nutricionista, que terá em conta o histórico da pessoa e as suas necessidades, indicando quanto, quando e como se deve tomar.

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