Posso tomar sibutramina e anticoncepcional juntos?

Posso tomar sibutramina e anticoncepcional juntos?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim. Desde que com as devidas orientações médicas e receitas apropriadas. A sibutramina não interfere no efeito do anticoncepcional, que mantém sua eficácia mesmo com o uso desse outro medicamento.

Não há interação entre esses dois remédios, seja o anticoncepcional composto por estrógeno e progesterona ou por apenas progesterona. Da mesma forma, não há diferença se o anticoncepcional é em comprimido ou injetável, a sibutramina também não apresenta interferência.

No entanto, já foram relatados casos em que a sibutramina causa como efeitos colaterais distúrbios menstruais, como aumento da intensidade e dos episódios de cólicas menstruais (dismenorreia). Esse é um possível efeito adverso da sibutramina e não tem associação com o uso de contraceptivos hormonais ou não.

O que é a sibutramina?

A sibutramina é um medicamento usado como inibidor de apetite no tratamento da obesidade, tem um efeito direto no sistema nervoso central e atua em neurotransmissores associados a saciedade. Em alguns países foi proibido seu uso devido ao aumento do risco de eventos cardiovasculares. No Brasil está indicada no tratamento de obesidade, IMC maior que 30, dentro de um programa de controle de peso que inclua exercícios físicos e uma dieta hipocalórica.

Quais são as interações medicamentosas da sibutramina?

A sibutramina interage principalmente com medicamentos que atuam no sistema nervoso central.

  • Inibidores da monoaminoxidade (IMAO), sendo o seu uso contraindicado em pessoas que fazem uso desses fármacos;
  • Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e outros fármacos que levam a um aumento dos níveis de serotonina no cérebro, da mesma forma que a sibutramina;
  • Medicamentos que podem aumentar a pressão arterial ou frequência cardíaca como descongestionantes, antitussígenos, antigripais e antialérgicos que contém efedrina ou pseudoefedrina;
  • Substância que inibem o citocromo P450 como o cetoconazol, a eritromicina e a cimetidina.

Para mais informações sobre as interações da sibutramina consulte o seu médico de família, clínico geral ou endocrinologista.