Quais as causas do transtorno de personalidade esquizóide?
O transtorno de personalidade esquizóide tem como causas reconhecidas:
- Herança genética
- Fatores sociais e ambientais
O transtorno parece ter uma forte relação com herança genética, já que é comum a presença de parentes com o mesmo transtorno, ou transtornos semelhantes, como a esquizofrenia.
Entretanto, diversos estudos apontam para uma associação com problemas afetivos e de criação na infância. Pessoas que passaram por problemas de abuso, maus tratos, carência de afeto ou perda importantes durante o início da sua vida.
Portanto, embora não esteja totalmente definida, a causa do transtorno parece ser uma associação dos fatores genéticos, com problemas sociais e emocionais na sua formação.
Transtorno de personalidade esquizóide
Parece ser mais comum em homens, sobretudo se tiverem familiares com esquizofrenia ou transtorno de personalidade esquizotípica.
O transtorno de personalidade esquizóide normalmente começa a se manifestar no início da idade adulta em vários tipos de situações. Porém, durante a infância ou adolescência, pode se manifestar sob a forma de solidão e relacionamentos fracos com pessoas da mesma idade.
Pessoas com esse tipo de transtorno, preferem ficar sozinhas, passando grande parte do tempo isoladas, sem contato social ou interação com os outros.
Aparentam ser ineptos socialmente, superficiais e completamente absorvidos no seu próprio mundo, uma vez que não procuram interações sociais e raramente respondem às tentativas de aproximação das outras pessoas. Não exibem emoções, é comum pouca ou nenhuma expressão facial sobre aquilo que estão sentindo.
Além de afetar as relações sociais e pessoais, o transtorno de personalidade esquizóide pode prejudicar a atividade profissional do indivíduo, sobretudo se o trabalho exigir contato direto com outras pessoas. Por isso são pessoas que optam por trabalhos isolados, e desempenham bons resultados e destacam-se naquilo que fazem.
O tratamento do transtorno é feito com psicoterapia e medicamentos psiquiátricos.
O/A médico/a psiquiatra é o/a responsável pelo diagnóstico e tratamento desses casos.
Saiba mais em:
Quais os sintomas do transtorno de personalidade esquizóide?
Qual é o tratamento para o transtorno de personalidade esquizóide?