Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas das doenças cardiovasculares?

Os sinais e sintomas das doenças cardiovasculares podem variar muito, conforme o tipo de doença e o órgão afetado. Contudo, as doenças que afetam o sistema cardiovascular muitas vezes não manifestam sintomas.

Quando presentes, podem incluir falta de ar, fraqueza, visão turva, sangramento nasal, tontura, alterações na memória, dor no peito, inchaço nos membros inferiores, zumbido no ouvido, fraqueza, entre outros.

Infarto do miocárdio

O principal sintoma dessa doença cardiovascular é a forte dor no peito, que pode irradiar sobretudo para o braço esquerdo, ombro, rosto e pescoço. A dor pode ser prolongada e permanecer por horas, mesmo se a pessoa estiver em repouso.

Outros sintomas do infarto incluem falta de ar, transpiração, palidez, náuseas, vômitos, oscilações na frequência cardíaca, e dificuldade para respirar.

Leia também: Saiba como identificar um infarto e conheça os sintomas

O infarto do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo para alguma parte do coração. Como consequência, a porção do músculo cardíaco (miocárdio) sem irrigação morre pela falta de oxigênio, dando origem ao infarto.

Angina de peito

A angina não é propriamente uma doença cardiovascular, mas pode ser um sintoma de alguma delas. Trata-se de uma dor no peito geralmente sentida depois de fazer muito esforço físico, mas que também pode surgir devido ao frio, emoções fortes, ou ainda sem uma causa aparente.

A dor ocorre devido à redução do fluxo sanguíneo para o coração, diminuindo a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao músculo cardíaco.

A grande diferença entre a angina e a dor sentida durante um infarto é que a angina passa em poucos com o repouso, enquanto que no ataque cardíaco ela permanece.

Leia também: O que é angina e quais os sintomas?

Acidente Vascular Cerebral

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como "derrame", pode ser causado pela interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro (AVC isquêmico) ou pela ruptura de algum vaso sanguíneo do órgão (AVC hemorrágico).

Os sintomas do acidente vascular cerebral surgem subitamente e podem incluir perda de força muscular, paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna, sentidas em apenas um lado do corpo, dor de cabeça , perda total ou parcial da visão, visão turva e outras alterações visuais, confusão mental, tontura, dificuldade para caminhar, engolir falar ou compreender frases, dor de cabeça forte, entre outros.

Veja também: Suspeita de AVC: o que fazer?

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença cardiovascular silenciosa, já que não provoca sintomas na maioria dos casos. Contudo, pessoas com hipertensão arterial crônica podem manifestar sinais e sintomas nas crises, quando a pressão arterial está muito alta, tais como dor no peito, dor na nuca, tontura, zumbido no ouvido, alterações visuais, sangramento nasal, entre outros.

Também pode lhe interessar: Quais os sintomas da pressão alta?

Na presença de algum dos sinais e sintomas apresentados, procure atendimento médico com urgência.

Saiba mais em:

Quais são as principais doenças cardiovasculares e suas causas?

Doenças cardiovasculares: Quais os fatores de risco e como prevenir?

Criado por: Equipe Editorial do Médico Responde