Qual é o tratamento para sinusite alérgica?

O tratamento da sinusite alérgica é feito com sprays nasais com corticoides e antialérgicos, que diminuem a inflamação e o inchaço da mucosa dos seios paranasais. Também é aconselhável fazer lavagens nasais com soro fisiológico e ingerir bastante líquido para ajudar a amolecer a secreção acumulada.

Uma medida muito importante no tratamento da sinusite alérgica é afastar-se dos fatores que desencadeiam a alergia ou causam irritação das vias aéreas. Isso inclui:

- Evitar contato com fumaça de cigarro e outros tipos de poluentes ambientais;

Publicidade

- Manter o quarto bem ventilado;

- Evitar ao máximo o acúmulo de poeira;

- Usar colchão e travesseiro com capa protetora;

- Remover o mofo do ambiente;

- Evitar o frio e odores irritantes.

Os descongestionantes nasais não devem ser usados por mais de 3 dias, pois perdem o efeito a longo prazo e podem causar congestão nasal de rebote.

Apesar de desentupir o nariz rapidamente, a congestão retorna assim que o medicamento é suspenso, criando um ciclo vicioso. Além disso, o uso de descongestionante em excesso pode causar perfuração do septo nasal e arritmia cardíaca.

A sinusite alérgica não tem cura, uma vez que a alergia é uma herança genética. Daí a importância em identificar e afastar-se dos fatores que podem desencadear a alergia para evitar novas crises alérgicas.

Contudo, apesar de não haver cura, é possível controlar e até eliminar os sintomas da sinusite alérgica com o tratamento adequado.

O médico otorrinolaringologista é o especialista responsável pelo tratamento das sinusites.

Também podem lhe interessar:

O que é sinusite alérgica e quais os sintomas?

Sinusite crônica tem cura? Qual é o tratamento?

Como aliviar dor causada por sinusite?

Sinusite tem cura?