Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para uretrite?

O tratamento da uretrite depende da sua causa. Contudo, uma vez que identificar o micro-organismo infeccioso (bactéria, vírus, fungo, protozoário) pode levar algum tempo, geralmente começa-se a tratar a infecção com antibióticos, que é a medicação mais usada nos tratamentos.

Nos outros casos, são utilizados medicamentos antivirais ou antifúngicos, no caso da infecção ser causada pode vírus ou fungos, respectivamente.

Os parceiros ou parceiras que tiveram contato íntimo com a pessoa infectada nos últimos 60 dias também devem ser avaliados e receber tratamento. Enquanto o tratamento da uretrite não estiver concluído, o indivíduo infectado continua a transmitir doença.

O tratamento da uretrite tem como objetivos aliviar os sintomas e prevenir complicações na pessoa infectada e no parceiro.

Sem tratamento, a uretrite pode causar dor e inchaço nas articulações, infecção nos olhos, cistite (infecção na bexiga) e infertilidade em homens e mulheres.

Para os homens podem surgir ainda complicações como infecção no testículo e na próstata, além de estreitamento da uretra pela formação de cicatriz nas infecções mais graves.

Já as mulheres que não recebem tratamento ou tratam a uretrite de forma inadequada, podem desenvolver ainda cervicite e doença inflamatória pélvica.

Com o tratamento adequado, a uretrite normalmente fica completamente curada e não causa nenhuma complicação.

O médico urologista é o especialista indicado para tratar as uretrites.

Saiba mais em:

Uretrite: Quais os sintomas e possíveis complicações?

O que pode causar uretrite?

Dor na uretra: O que pode ser e o que fazer?