O tratamento da amenorreia depende da causa desse problema, ou seja, o que está gerando a ausência de menstruação.
Portanto de acordo com cada caso podem ser indicados:
- Mudanças no estilo de vida;
- Uso de hormônios ou outros medicamentos;
- Psicoterapia e
- Cirurgias.
No caso da amenorreia primária (ausência da primeira menstruação até os 16 anos de idade), o tratamento pode ser feito através de exercícios e plano alimentar para ganhar peso. Isso porque a falta de gordura no corpo é uma causa comum de amenorreia primária, uma vez que a gordura corporal participa ativamente na produção dos hormônios necessários para haver ovulação e, consequentemente, ciclo menstrual.
Outra causa de amenorreia primária é a presença de hímen imperfurado, e nesse caso o tratamento deverá ser a cirurgia para remoção do mesmo.
Na amenorreia secundária, se for causada por exemplo por obesidade, a terapia inclui exercícios físicos e dieta para emagrecer. No caso de baixo peso, assim como na amenorreia primária, o tratamento será dieta para ganho de peso.
A psicoterapia pode ser indicada quando a amenorreia secundária é causada por estresse emocional.
Os hormônios são usados para equilibrar possíveis deficiências, como na síndrome de ovários policísticos, distúrbios da hipófise, tireoide ou produção anormal de determinados hormônios (testosterona, hormônio da tireoide, cortisona).
A cirurgia pode ser a única solução para a amenorreia se a causa do problema for um tumor no ovário, útero ou ainda na hipófise.
Além dessas, existem outras causas de amenorreia que serão investigadas pelo profissional responsável e determinado seu tratamento.
No caso de amenorreia, o/a médico/a ginecologista deverá ser consultado.
Também podem ser do seu interesse: