Quando estou dormindo mordo minha língua... é normal?

Quando estou dormindo mordo minha língua, a dor é tão forte que acordo. Isso acontece quase todas as noites. Minha língua está toda mordida. Isso é normal?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Morder a língua todas as noites pode não ser normal. Muitos fatores devem ser avaliados em conjunto, porém se for um sintoma frequente deve ser investigado.

Causas comuns de morder a língua dormindo, que devem ser excluídas são:

  • Epilepsia (crise convulsiva);
  • Bruxismo;
  • Ansiedade.

Epilepsia

Os pacientes com epilepsia possuem um risco maior de apresentar crises convulsivas durante a noite, e durante as crises é comum a ocorrência de mordedura de língua com sangramento e despertar devido a dor.

Por isso é uma das primeiras doenças investigadas para essa queixa.

O diagnóstico se baseia na história clínica, história familiar, exame médico e exames de imagem complementares, visando descartar outras doenças neurológicas.

E o tratamento é feito com medicamentos anticonvulsivantes.

Saiba mais em: Quais são os sintomas de epilepsia?

Bruxismo

O bruxismo se caracteriza pelo friccionar dos dentes, de maneira involuntária, de dia e principalmente de noite. O friccionar pode ser tão intenso, que resulte em um desalinhamento dos dentes, e com isso a mordedura das bochechas e ou da língua.

Os sintomas são diversos e o diagnóstico por vezes só é feito quando alguém observa a pessoa dormindo, ou quando em consulta dentária, o dentista evidencia alterações compatíveis com o desgaste dos dentes.

O tratamento depende da gravidade, podendo ser feito com medicamentos, colocação de próteses ou aplicação de toxina botulínica nos casos mais graves. O dentista é o responsável por essa avaliação e tratamento.

Saiba mais em: Bruxismo tem cura? Qual o tratamento?

Ansiedade

A ansiedade é uma doença que causa muitos problemas físicos, e quando muito intensa pode levar a contraturas musculares involuntárias, como a mordedura de língua enquanto inicia o sono.

O diagnóstico é de exclusão e com história clínica de transtorno de ansiedade. O tratamento é individualizado caso a caso.

Contudo, existem outras causas que não só as citadas, prováveis para esse sintoma, por isso, para definir o seu caso e iniciar o tratamento, procure um médico clínico geral, médico da família ou neurologista.

Pode lhe interessar também: Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada?