Perguntar
Fechar

Será que estou com sintomas de HIV agudo?

Tive um namoro que durou cerca de 1 mês. Só nos relacionamos uma vez nesse período e o preservativo rebentou. Passadas umas duas semanas e meia, surgiu-me três manchas vermelhas pequenas, na zona da barriga, que depois de um dia ou dois desapareceram. Entretanto, apareceram mais manchas vermelhas, mas muito poucas, que no dia seguinte desapareciam e ficavam parecidas com uma espinha. Tenho muitas alergias respiratorias e estou com eczema atopico. Não tive febre alguma, nem dor de garganta, nem gripe ou constipação. Acha que pode ser o vírus HIV?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os sintomas do HIV agudo caracterizam-se por:

  • Febre persistente;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Dores musculares;
  • Manchas na pele;
  • Gânglios ou ínguas nas axilas, pescoço ou virilha, que podem demorar muito tempo para desaparecer.

Esses sintomas geralmente aparecem depois de 2 a 4 semanas em que houve contato com vírus.

Nem todas as pessoas manifestam os sintomas de uma infecção aguda do HIV. Entre 10 a 60% das pessoas podem ficar até 6 meses sem apresentar qualquer sintoma da infecção.

Embora o risco seja pequeno, é possível contrair o vírus HIV quando o preservativo rompe em uma relação sexual com uma pessoa soropositiva.

A melhor forma de saber se esses sintomas foram da infecção aguda do HIV é fazendo uma consulta detalhada com o/a clínico/a geral, médico/a de família ou infectologista. Na consulta, o/a profissional irá recolher os dados da sua história clínica sobre os sintomas que apareceram, examinar seu corpo e solicitar exames, caso seja necessário.

Leia também:

Quais os sintomas do HIV?

Qual o tratamento do HIV?

HIV tem cura?

Como é feito o exame do HIV?