Precisa ir ao médico, necessita ser avaliado e eventualmente realizar alguns exames para que o correto diagnóstico seja feito e a partir disso seguir o tratamento mais adequado. Diferentes condições clínicas podem ocasionar esse tipo de sintoma de sede excessiva.
Entre as causas mais comuns de excesso de sede (polidipsia) destacam-se o diabetes mellitus descompensado e o diabetes insipidus central ou nefrogênico.
Mais raramente a causa da sede excessiva pode ser de origem psicogênica, condição chamada de potomania, que é caracterizada por um comportamento compulsivo de beber água constantemente.
Diabetes mellitus e polidipsia
Na presença do diabetes mellitus outros sintomas também podem estar presentes como o excesso de produção de urina (poliúria) e fome (polifagia). Esses sintomas decorrem do excesso de glicose no sangue, que leva a uma maior perda de urina e consequente aumento da sede.
Pessoas com diabetes mellitus podem também apresentar sensação de cansaço, fraqueza e perder peso rapidamente em poucos meses.
Diabetes insipidus e polidipsia
Já o diabetes insipidus é uma forma de diabetes mais rara, que ocorre devido a desregulação na produção do hormônio antidiurético, o que leva a um aumento da produção de urina. O diabetes insipidus pode ser causado tanto por alterações na glândula hipofisária, que se relaciona a produção do hormônio antidiurético, quanto por alterações renais (nefrogênico).
Por isso, quando os sintomas de polidipsia e poliúria estão presentes é importante uma avaliação inicial por um médico de família ou clínico geral. Em algumas situações pode ser necessário o acompanhamento também por um médico endocrinologista.