Perguntar
Fechar

Sinto muita sede a toda hora. O que pode ser?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sentir muita sede a toda hora é um sinal de que o seu corpo está precisando de mais água constantemente. A sede pode acontecer em diferentes situações como após exercícios físicos intensos, diarreia, vômitos e ingesta de álcool. Mas a sede excessiva também pode ser sintoma de desidratação ou de diabetes descompensado, ou ainda de outros problemas de saúde.

Os principais sinais e sintomas do diabetes são a perda de peso e o aumento da sede, da fome e do número de micções. Nesses casos, a pessoa bebe água várias vezes e a sede não passa, é constante. Pode acontecer de a urina ficar tão clara quanto a água, mas, mesmo assim, a pessoa continuar a sentir muita sede.

Um detalhe importante é que a desidratação pode ser notada pela cor da urina. Se você estiver com muita sede e a sua urina estiver bem amarela, significa que o seu corpo está de fato precisando de mais água. Urina clara é sinal de que o corpo está bem hidratado. Por outro lado, quanto mais amarela ou escura for a urina, maior é a desidratação e a necessidade de beber água.

É normal sentir muita sede em diferentes situações como em dias muito quentes, após praticar exercício físico, comer doces ou alimentos mais salgados, ou ainda depois de vomitar ou ter tido episódios de diarreia. A sede nesses casos está relacionada com a desidratação causada pelo exercício, vômitos ou diarreia.

Já o sal e o açúcar em excesso deixam a pessoa sedenta porque o corpo precisa de água para equilibrar as concentrações de sal e açúcar no organismo.

O abuso no consumo de álcool também pode provocar muita sede no dia seguinte, principalmente se a ingestão de bebidas alcoólicas não for intercalada com água. A sede excessiva que muitas vezes acompanha a ressaca ocorre por causa da perda de água pela urina. O álcool bloqueia a ação do hormônio antidiurético, levando a pessoa a urinar com mais frequência e, consequentemente, a perder água e desidratar.

O mesmo pode acontecer se o indivíduo estiver tomando algum medicamento diurético, como a hidroclorotiazida ou a furosemida. Ao urinar mais, maior é a perda de água pelo corpo e maior é a necessidade de ingestão de água. Logo, é normal que a pessoa sinta mais sede.

Consulte um médico clínico geral ou médico de família se você sentir uma sede constante que não passa depois de beber água.

Saiba mais em:

Quais os Sintomas para Suspeitar de Diabetes?

Tenho a boca seca constantemente. O que pode ser?