Perguntar
Fechar

Tenho a boca seca constantemente. O que pode ser?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A boca seca pode ser um sinal de que o corpo não está produzindo saliva suficiente. Suas principais causas são: uso de medicamentos, pouca ingestão de água, nervosismo ou estresse, envelhecimento e tratamentos com radiação.

A xerostomia, termo médico para "boca seca", pode trazer problemas para a saúde bucal, uma vez que a saliva ajuda a proteger os dentes contra as cáries, previne infecções, atua na digestão dos alimentos e favorece a mastigação e a deglutição.

Além disso, a secura na boca pode causar incômodo para que usa prótese, perda do paladar, mau hálito, ressecamento dos lábios, dificuldade para falar, mastigar e engolir os alimentos, sensação de queimação na língua, garganta seca, gosto metálico na boca e ainda feridas na boca.

O tratamento para a boca seca consiste em identificar a causa e corrigi-la ou afastá-la do paciente. Não sendo possível, como nos casos de tratamentos com radiação ou medicamentos, o tratamento visa apenas amenizar os sintomas.

Dentre as medidas indicada para tratar o problema estão o uso de chicletes ou balas sem açúcar para estimular a salivação, aumentar o consumo de água, uso de saliva artificial e lubrificante de lábios, além de mudanças na alimentação. Para diminuir o risco de cárie, pode ser indicada a aplicação local de flúor.

Procure um médico de família ou dentista para uma avaliação caso apresente sintomas de boca seca.

Também pode lhe interessar: Sinto muita sede a toda hora. O que pode ser?