Tenho a pele amarela desde que nasci. Posso ter hepatite?
Pele amarelada (icterícia) é um dos sinais de hepatite, mas é muito pouco provável que você tenha a doença desde o nascimento.
Icterícia (pele amarela)
A icterícia é um sinal, provocado pelo acúmulo de bilirrubina indireta no sangue, que então se deposita na epiderme, parte branca dos olhos e mucosas, deixando a pele e os olhos amarelados.
A bilirrubina é uma substância de cor amarela, resultante do metabolismo da hemoglobina (substância que dá a cor vermelha aos glóbulos vermelhos do sangue). Normalmente a bilirrubina é "conjugada", transformada em bilirrubina direta, no fígado, em seguida é lançada no intestino, para finalmente ser excretada. Quando existe algum defeito nesse circuito, a concentração de bilirrubina "não-conjugada" (indireta) aumenta no sangue, causando a icterícia.
Causas de icterícia
Dentre as condições e doenças que podem deixar a pele amarelada estão:
- Condição fisiológica pós-parto, ou amamentação (condição bastante comum e benigna, causada pela imaturidade do organismo do bebê),
- Hepatites;
- Cirrose hepática;
- Hemocromatose (doença genética que provoca uma absorção excessiva do ferro presente na alimentação);
- Síndrome de Gilbert (condição benigna, também genética, que provoca uma elevação nos níveis de bilirrubina);
- Câncer de fígado;
- Anemia falciforme;
- Cálculos ou tumores biliares;
- Câncer de pâncreas.
Para cada caso existe um tipo de tratamento. Nos casos de icterícia neonatal fisiológica, está indicado exposição solar ou fototerapia. Para a maioria das hepatites, geralmente é indicado hidratação e orientações médicas. Porém em casos de tumores e outros mais graves, podem ser indicados cirurgia ou transplante hepático.
Portanto o mais importante é diagnosticar o quanto antes para iniciar o tratamento precocemente.
Também pode lhe interessar o artigo: Olhos amarelados, o que pode ser?
Hepatites
A hepatite é uma inflamação no tecido hepático (fígado), causada por infecções virais, excesso de medicamentos ou substâncias ilícitas, ou ainda secundária a doenças crônicas.
Os sintomas podem variar bastante, existem casos leves, que não chegam a manifestar qualquer sintoma, outros apresentam mal-estar, náuseas, vômitos, febre baixa, dor abdominal e icterícia. Nos casos mais graves, pode chegar a quadro de confusão mental e coma.
Na fase crônica da hepatite B, por exemplo, a maioria das pessoas não manifesta sintomas. Quando estes estão presentes, são causados pela insuficiência e cirrose do fígado, o que leva ao quadro de icterícia, e ainda:
- Líquido acumulado no abdômen (ascite);
- Inchaço nos membros inferiores;
- Baço aumentado;
- Confusão mental.
A icterícia pode ter diversas causas, para sua correta investigação é preciso realizar exames laboratoriais específicos.
Caso apresente esse sinal, recomendamos agendar uma consulta com médico clínico geral, médico de família ou hepatologista, para avaliação e orientações adequadas.
Pode lhe interessar também:
Bilirrubina alta: o que pode ser?
Para que serve o exame de bilirrubina no sangue?
Quais os sintomas da hepatite A?