Perguntar
Fechar

Tenho manchas vermelhas na pele que não coçam, o que pode ser?

Manchas vermelhas na pele que não coçam podem ser sinal de câncer de pele, psoríase, púrpura trombocitopênica idiopática ou ter ainda outras causas.

As manchas vermelhas causadas pelo câncer de pele normalmente aparecem nas áreas mais expostas ao sol. As lesões costumam sangrar, não cicatrizam, crescem com o tempo e geralmente não coçam. Contudo, existe uma forma muito agressiva de câncer de pele, o melanoma, cujas manchas podem ser dolorosas e provocar coceira.

A psoríase é uma doença de origem genética, não contagiosa, que causa inflamação da pele. Manifesta-se principalmente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo, sob a forma de manchas vermelhas na pele que não causam coceira e descamam.

Já a púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença autoimune que afeta as plaquetas, células responsáveis pela coagulação sanguínea. Como resultado da destruição dessas células pelo próprio sistema imunológico da pessoa, surgem manchas vermelhas ou roxas no corpo, além de sangramentos no aparelho digestivo e urinário, gengiva e nariz.

Procure um médico dermatologista na presença desses sintomas ou se as manchas vermelhas não desaparecem da pele dentro de alguns dias.

Também podem lhe interessar:

Manchas vermelhas na pele que coçam, o que pode ser?

O que pode causar manchas vermelhas na pele?

Quais são os sintomas do melanoma?

Plaquetas baixas o que pode ser?

O que é psoríase e quais são os sintomas?