Perguntar
Fechar

O que pode causar manchas vermelhas na pele?

Existem várias doenças que podem causar manchas vermelhas na pele, como alergias, eczema, câncer de pele, entre outras. Até mesmo o estresse pode ser a causa das manchas vermelhas no corpo.

Manchas vermelhas na pele que coçam podem ser sinal de urticária, eczema ou lúpus. Quando as manchas não coçam, as causas mais prováveis são o câncer de pele, a púrpura trombocitopênica idiopática e a psoríase.

A urticária é um tipo de alergia que pode ser desencadeada por alimentos, picadas de insetos, produtos químicos, estresse, pólen, remédios, processos infecciosos, entre outros fatores. As manchas vermelhas na pele causam coceira mas tendem a desaparecer em poucos dias. Contudo, a alergia em si geralmente permanece até ao fim da vida.

Veja também: Urticária: saiba o que é, o que pode causar e diferentes tipos

O eczema, também conhecido como dermatite, é uma inflamação na pele que causa manchas vermelhas no corpo que coçam muito. O eczema é parecido com uma reação alérgica, uma vez que também é provocado por agentes irritantes. Os sintomas podem piorar com o estresse, temperaturas frias ou quentes, ou ainda se a pele for exposta à água ou ao sol.

Saiba mais em: O que é dermatite atópica?

O lúpus é uma doença autoimune que afeta o tecido conjuntivo. Provoca manchas vermelhas na pele que coçam, não doem, sofrem alterações com o tempo e surgem principalmente nas orelhas, no nariz e no rosto. A doença pode ficar restrita à pele ou atingir órgãos internos.

Leia também: Quais são os sintomas do lúpus?

O câncer de pele muitas vezes causa manchas vermelhas no corpo em áreas geralmente mais expostas ao sol. As manchas normalmente não coçam, crescem com o tempo, sangram e são difíceis de cicatrizar. No caso do melanoma, uma forma agressiva de câncer de pele, as manchas podem causar coceira e dor.

Também pode lhe interessar: Quais são os sintomas do melanoma?

A púrpura trombocitopênica idiopática é outra causa de manchas vermelhas na pele que não coçam. Trata-se de uma doença autoimune que atinge as plaquetas, que são as células do sangue responsáveis pela coagulação sanguínea. As manchas no corpo costumam ser vermelhas arroxeadas e a pessoa apresenta também sangramentos no nariz, gengiva, sistema digestivo e urinário.

Saiba mais em: Plaquetas baixas o que pode ser?

Já a psoríase provoca manchas vermelhas na pele que descamam e surgem sobretudo nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Trata-se de uma doença inflamatória da pele de causas genéticas, portanto, não é contagiosa.

Leia também: O que é psoríase e quais são os sintomas?

É importante observar as características das manchas vermelhas e outros sinais e sintomas que possam acompanhá-las, como coceira, dor, febre, aumento de tamanho, sangramentos e alterações de cor.

Se as manchas não desaparecerem do corpo em poucos dias, consulte um médico dermatologista.