Provavelmente, este é um efeito possível devido a dose dobrada do anticoncepcional. Os anticoncepcionais orais hormonais podem causar náuseas e enjoos durante o seu uso, principalmente quando se toma uma dose maior do que o usual ou se há irregularidade na tomada dos comprimidos devido a esquecimentos.
Por isso, é importante que o anticoncepcional seja tomado regularmente, de preferencia no mesmo horário e todos os dias, assim diminui a chance da ocorrência desse tipo de efeito adverso de forma tão intensa.
Além disso, a presença de náuseas é mais comum nos primeiros meses de uso do anticoncepcional hormonal, com o decorrer do tempo esse sintoma tende a diminuir.
O que fazer se enjoos e vômitos se tornarem persistentes?
Caso os sintomas de enjoos ou vômito persistam e se tornem muito intensos, mesmo com o uso regular da medicação, procure um médico para avaliar a manutenção do anticoncepcional, em algumas situações pode-se trocar o tipo de anticoncepcional por um de menor dose hormonal ou mesmo tentar outro método contraceptivo sem hormônios.
Quais os efeitos adversos mais comuns dos anticoncepcionais orais hormonais?
Os anticoncepcionais orais hormonais podem apresentar diferentes efeitos adversos, os mais frequentes são:
- Alterações nos padrão menstrual como sangramento irregular, diminuição do fluxo menstrual ou ausência da menstruação;
- Náuseas;
- Dores de cabeça;
- Tontura;
- Sensibilidade ou dores nas mamas;
- Alterações de humor;
- Alterações no peso;
- Mudanças na libido;
- Acne (pode melhorar ou piorar, depende do tipo de progestógeno presente na pílula).
Consulte o seu médico de família ou ginecologista para mais informações sobre os efeitos adversos dos anticoncepcionais orais hormonais.