A urina verde, verde clara ou verde limão pode ser causada pelo consumo de alimentos verdes (ricos em clorofila), suplementos alimentares ou corantes alimentares, como a anilina e a gardênia usados na indústria alimentar e na confeitaria.
Pode também ser um efeito colateral de certos medicamentos, sinal de uma infecção urinária ou de doenças do fígado e vesícula biliar.
A urina verde na gravidez pode ocorrer pelos mesmos motivos citados acima, por isso para definir qual é o problema e despistar uma infecção que pode prejudicar o bebê, o clínico geral ou o obstetra devem ser consultados o quanto antes.
Causas de xixi esverdeado
1. Alimentos
O consumo de alimentos verdes (ricos em clorofila), como espinafre, aspargos, as couves e os coentros, estimulam a absorção do pigmento verde, parece ser a causa mais comum de urina verde. Ocorre logo após o seu consumo, mas depois a coloração da urina se normaliza.
A beterraba, ruibarbo e sena, já são alimentos que também interferem na coloração da urina, tornando-a mais vermelha ou amarronzada.
2. Suplementos alimentares
Suplementos como a espirulina e certas algas, são muito utilizadas para ajudar no emagrecimento. No entanto, nesse caso, deve ser acompanhado por um profissional, médico ou nutricionista.
3. Corante alimentar
Os corantes com anilina e gardênia, comuns no preparo de bolos e artigos de confeitaria, também modificam a cor da urina, para verde ou amarelo-esverdeada, mas apenas no dia do seu consumo. Depois a cor da urina retorna ao normal.
4. Remédios
Os remédios que geralmente deixam o xixi mais esverdeado, são o azul de metileno, utilizado para realizar exames de imagem; os antissépticos da via urinária, como sepurin® e cystex®, e ainda, a amitriptilina, um antidepressivo, usado também para casos de enxaqueca.
5. Problemas de saúde
São diversas as doenças que podem alterar a cor do xixi, seja para esverdeada, vermelha, marrom ou rosada, mas as mais frequentes são: a infecção urinária e as doenças no fígado. Problemas nos rins, na vesícula biliar ou não sangue, são menos comuns, porém também podem interferir na cor e na quantidade da urina.
Na presença de xixi esverdeado, fale com o seu médico de família, ou urologista, para uma avaliação mais cuidadosa.
Saiba ainda mais sobre esse assunto, lendo os artigos abaixo:
- Urina escura: o que pode ser?
- Urina muito amarela: o que pode ser?
- Quando a cor da urina pode ser sinal de doenças?
- Exame de Urina: como se preparar e entender os resultados
Referência:
Ron Wald, et cols. Urinalysis in the diagnosis of kidney disease. UpToDate.: Jul 27, 2019.