Perguntar
Fechar

Varizes no saco escrotal, que especialista devo procurar?

Meu filho de 13 anos tem varizes no saco escrotal, e elas só vem aumentando. Qual especialista (médico) devo procurar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Deve procurar o médico Urologista. O aparecimento de varizes na bolsa escrotal pode representar a condição denominada varicocele.

O que é a varicocele?

A varicocele se caracteriza pela presença de dilatações das veias testiculares (varizes).

A doença é causada por uma incapacidade ou ausências das válvulas internas das veias, responsáveis por impulsionar o sangue para cima, causando assim o acúmulo de sangue e dilatação do vaso. Outros fatores causadores das varizes são, traumas frequentes, por exemplo em lutadores; presença de cistos ou tumores, que impedem esse fluxo sanguíneo adequado e fator hereditário.

Quais são os sintomas de varicocele?

A varicocele é classificada em 3 níveis de acordo com a sua gravidade: I (leve), II (moderado) e III (grave). Os sintomas variam conforme os níveis, sendo os mais comuns: peso local, coceira, dor, desconforto na bolsa escrotal, infertilidade e impotência (mais raramente).

A infertilidade no homem está fortemente associada a presença de varicocele. Trabalhos evidenciaram até 70% dos casos, decorrentes da doença.

A redução da libido acontece nos casos mais avançados, onde ocorre a atrofia testicular, reduzindo a produção de testosterona, que pode resultar em dificuldade de ereção e redução da libido.

Qual é o melhor tratamento para varicocele?

O tratamento varia de acordo com os sintomas, o grau das varizes e a idade. Contudo, na maioria das vezes existe indicação cirúrgica.

Leia também: Como funciona a cirurgia de varicocele?

O médico urologista é o responsável pelo diagnóstico e conduta nos casos de varizes na bolsa escrotal, agende uma consulta para o urologista pediátrico, que saberá orientar o caso do seu filho.