5 formas fáceis de tirar o catarro na garganta

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Para acabar definitivamente com o catarro na garganta, é fundamental identificar e tratar a causa do problema.

Manter-se hidratado e interromper hábitos ruins como o tabagismo, também são medidas que ajudam a evitar a produção e a eliminar o catarro já existente.

Existem ainda outras formas que ajudam a acelerar a eliminação do catarro, como:

1. Beber mais água

Beber pelo menos 1 litro e meio de água por dia, ajuda na hidratação do corpo, tornando o catarro mais fluido e mais fácil de ser eliminado. Portanto, uma boa hidratação é o primeiro passo para acabar com o catarro.

2. Lavar as narinas com solução salina

O hábito de lavar as narinas, ajuda a manter a região hidratada e impede o acúmulo de secreção nas vias aéreas, incluindo a garganta.

A lavagem pode ser feita com:

  • Solução nasal própria - Aplicar um jato de spray em cada narina de 3x ao dia; ou
  • Soro fisiológico a 0,9% - Aplicar com uma seringa, 10 ml de soro em cada narina, 3x ao dia.

Lembrando de tomar cuidado com a temperatura do soro fisiológico, que deve ser ambiente e não gelado. Mantenha o soro fechado e em local arejado, não dentro da geladeira.

3. Usar umidificador de ambientes

Evitar lugares muito secos, como ambientes com ar condicionado, para não causar ressecamento da garganta e vias aéreas.

No entanto, se for inevitável permanecer em ambientes assim, coloque uma bacia de água próxima a você, ou faça uso de um umidificador de ar para evitar manter a via aérea hidratada.

4. Beber chá morno adoçado com mel

O chá morno adoçado com mel ou apenas uma colher de mel, é uma medida indicada por diversos estudos, para aliviar os sintomas de catarro na garganta, tosse ou resfriado comum. Indicado inclusive para crianças pequenas.¹ O mel pode ser considerado um agente terapêutico natural para vários fins medicinais.²

A mistura do chá morno com o mel, produz um efeito de amolecimento do catarro, facilitando mais uma vez, a sua eliminação³. As doses recomendadas são muito variadas, mas não parece ter grande diferença no resultado. Geralmente é utilizada apenas 1 colher de sopa de mel para cada xícara de 200 ml de chá.

5. Fazer gargarejos com água morna e sal

Segundo os médicos otorrinolaringologistas, o gargarejo com água morna e sal ajudam na eliminação do catarro e na limpeza da garganta.

A medida indicada é de 1 colher de sopa de sal em meio copo (100 ml) de água morna, e misturar bem. Fazer o gargarejo por 15 segundos e repetir até terminar a mistura.

Atenção com a temperatura da água, que não deve causar dor ou ardência na garganta.

O que pode causar catarro na garganta?

As causas mais comuns de catarro na garganta são a doença do refluxo gastroesofágico e síndrome do gotejamento pós-nasal, representada por rinites e sinusites crônicas.

Contudo, nos casos de catarro na garganta, associado a febre, tosse e dor no peito, procure um atendimento médico para descartar um quadro de infecção pulmonar ou outros problemas de saúde semelhantes.

O médico da família ou otorrinolaringologista são os médicos capazes de diagnosticar e tratar os problemas de catarro na garganta.

Saiba mais: faz mal a saúde engolir o catarro ocasionado por gripe?

Referência:

¹Treatment of the Common Cold. DeGeorge KC e cols. Am Fam Physician. 2019 Sep 1;100(5):281-289.

²Honey and Health: A Review of Recent Clinical Research. Saeed Samarghandian e cols. Pharmacognosy Res. 2017 Apr-Jun;9(2):121-127.

³Chronic rhinosinusitis: Management. Daniel L Hamilos, MD, Eric H Holbrook, MD e cols. Uptodate Nov 08, 2019.