Perguntar
Fechar

Câncer de pulmão tem cura?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Câncer de pulmão tem cura, dependendo do tipo de tumor e quando diagnosticado no início.

A remoção cirúrgica do tumor ainda em estágios iniciais é a forma mais eficaz de curar completamente o câncer de pulmão. Quanto mais tardio for o diagnóstico, mais difícil é o tratamento e menor é a sobrevida do paciente.

O tratamento do câncer de pulmão pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A escolha do tratamento depende do tipo de tumor, estágio da doença, idade e condição clínica do paciente.

Um câncer de pulmão é classificado em estágios, sendo o estágio 1, o menos grave, até o estágio 4, o mais avançado. Considerando um câncer menos "agressivo", com diagnóstico precoce (estágio 1) podemos esperar uma cura de até 90% com o tratamento cirúrgico, enquanto que no estágio 2 essa taxa reduz para em média 60%. Nos estágios 3B e 4, considerados avançados, tem poucas chances de cura, pois nesses casos o tumor já está disseminado e/ou acometendo outros órgãos (conhecido por metástases).

Tumores mais avançados são tratados com quimioterapia e radioterapia. A cirurgia nesses casos nem sempre é indicada.

O câncer de pulmão geralmente é identificado através do raio-X de tórax, sendo depois confirmado o diagnóstico por meio de outros exames mais específicos.

O tempo de vida dos pacientes com câncer de pulmão depende da idade, do estágio da doença e do tipo de tumor. Até 80% dos pacientes nos estágios iniciais da doença que são submetidos a tratamento cirúrgico sobrevivem durante pelo menos mais 5 anos. Nos estágios mais avançados a sobrevida de 5 anos após a cirurgia é observada em até 50% dos casos.

Após a cirurgia e demais tratamentos que tenham sido realizados, os pacientes ainda são acompanhados regularmente durante 5 anos para rastrear um possível reaparecimento do câncer ou o surgimento de metástases. Após o 5º ano, este acompanhamento será menos rigoroso, porém mantido por pelo menos 1x ao ano.

Infelizmente, o câncer de pulmão muitas vezes só é detectado quando já está avançado ou disseminado, porque nas fases iniciais os tumores não causam sintomas específicos que justifiquem uma investigação.

Saiba mais em: Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

O especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão é o médico pneumologista.