Coentro: para que serve e quais os benefícios?
O coentro (Coriandrum sativum) é uma hortaliça que serve como tempero, mas que também é usada para fazer chá. O consumo de coentro pode trazer diversos benefícios à saúde, auxiliando no controle de cólicas abdominais, eructação (arrotos), flatulência (gases intestinais), distúrbios estomacais, má digestão, prisão de ventre, insônia, diabetes, colesterol, triglicerídeos, ansiedade e estresse. Trata-se de uma erva aromática, mas com diversos benefícios e propriedades.
Fonte de vitaminas e minerais
O coentro contém vitaminas A, B1, B2, B3 e C, minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco, além de óleos essenciais, taninos, flavonoides, ácidos graxos, entre outros compostos benéficos à saúde.
Dentre os minerais, destacam-se o fósforo e o cálcio, fundamentais para a manutenção dos ossos e dentes, o potássio, que ajuda a baixar e controlar a pressão arterial, e ainda o zinco, importante para o sistema imunológico, para o funcionamento da tireoide, além de ter ação antioxidante e exercer outras funções importantes no corpo.
Além das vitaminas e dos minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, vale ressaltar a importância dos ácidos graxos e dos antioxidantes encontrados no coentro.
Ajuda a baixar o colesterol
Os ácidos graxos presentes no coentro (ácido oleico, ácido palmítico, ácido esteárico) são gorduras “boas” que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Isso diminui o risco de haver formação de placas de gordura nas paredes das artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC.
Combate os radicais livres
O coentro possui ainda flavonoides, saponinas, taninos, compostos fenólicos, entre outras substâncias com propriedades antioxidantes. Dessa forma, o coentro neutraliza os radicais livres, que danificam as células saudáveis do corpo e aumentam o risco de envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Melhora a digestão
O efeito combinado do coentro com outras especiarias pode aumentar a atividade digestiva do pâncreas e a eliminação da bile. O pâncreas produz suco pancreático, que participa no processo de digestão, enquanto que a bile é eliminada pela vesícula biliar e atua na digestão das gorduras.
Quais são os benefícios do coentro?
Os benefícios do coentro são devidos às suas propriedades:
- Diurética: aumenta a eliminação de urina, combatendo o inchaço causado pela retenção de líquidos;
- Antiespasmódica: inibe os espasmos musculares dos músculos lisos presentes em órgãos internos como útero, bexiga, esôfago e estômago, combatendo cólicas;
- Anti-inflamatória: contém substâncias que ajudam a prevenir processos inflamatórios;
- Hipoglicemiante: ajuda a baixar ou controlar os níveis de açúcar no sangue, favorecendo o funcionamento do fígado e do pâncreas;
- Digestiva: além de ser antiespasmódico, o coentro estimula a liberação de sucos digestivos como o suco pancreático e a bile;
- Sedativa: favorece o sono, auxiliando em casos de insônia;
- Ansiolítica: com ação calmante, ajuda a controlar o nervosismo e a ansiedade;
- Antioxidante: combate os efeitos nocivos dos radicais livres;
- Hipolipemiante: ajuda a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue;
- Antimicrobiana: ajuda a prevenir infecções, sobretudo gastrointestinais;
- Carminativa: diminui a formação de gases no estômago e no intestino.
Como fazer o chá de coentro?
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 1 colher de sopa de coentro.
Como fazer:
1. Leve a água ao fogo até levantar fervura;
2. Quando começar a ferver, desligue o fogo e adicione o coentro;
3. Deixe o recipiente tapado por 15 minutos;
4. Coe e beba o chá de coentro após as refeições.
Para maiores informações sobre o uso do coentro e os seus benefícios, consulte um nutricionista.