Perguntar
Fechar

Como saber se tenho meningite?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Na suspeita de meningite você deve procurar atendimento médico imediatamente, pelo risco de morte e sequelas.

Então para saber se tem meningite deve estar atento aos sinais e sintomas mais comumente encontrados, seja na meningite viral, bacteriana ou fúngica, são eles:

  • Febre alta;
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço;
  • Mal-estar;
  • Rigidez de nuca (dificuldade de encostar o queixo no peito);
  • Manchas roxas na pele (meningite bacteriana, geralmente do tipo meningocócica): Embora já ocorram nos estágios mais avançados, essas manchas arroxeadas indicam que as bactérias estão circulando pelo corpo, o que significa que a doença está se disseminando pelo organismo, podendo causar uma infecção generalizada (sepse).

É importante lembrar que os sintomas dos 3 tipos de meningite são semelhantes. O que os diferencia é a intensidade e a rapidez com que o quadro evolui.

Os tipos mais comuns são as meningites virais e as bacterianas. As meningites virais manifestam sintomas mais brandos, parecidos com os de uma gripe, enquanto que as meningites bacterianas são mais graves devido à rápida e intensa evolução do quadro, podendo até levar à morte ou deixar sequelas se não forem tratadas a tempo.

Daí a importância em procurar um médico logo no início dos sintomas.

cerebro

Leia também:

Qual a diferença entre meningite viral e bacteriana?

Quais são os tipos de meningite?

Como é feito o diagnóstico da meningite?

O diagnóstico da meningite é feito inicialmente pela história do paciente e exame clínico, sendo confirmado através da colheita de amostras de sangue e do líquido cefalorraquidiano, que é colhido a partir da espinha.

Esses exames permitem identificar o agente causador da meningite (vírus, bactéria, fungo) e direcionar o tratamento para aquele tipo específico de meningite.

No caso da meningite bacteriana, por exemplo, o tratamento com antibióticos deve ser feito de acordo com o tipo de bactéria e sensibilidade ao tratamento. Dados que são informados pelos exames algumas horas depois. Porém o tratamento nunca deve ser adiado pelos riscos ao paciente, pode ser alterado após os resultados.

As meningites virais em geral não necessitam de antibióticos, apenas medicamentos analgésicos e antitérmicos para alívio dos sintomas.

Veja também: Meningite tem cura? Qual o tratamento?

Apenas o médico, através dos exames clínico e laboratoriais, poderá identificar o tipo de meningite e prescrever o tratamento mais adequado para o caso. Por isso, em caso de suspeita de meningite, não se automedique e procure atendimento médico o mais rápido possível.

Saiba mais sobre meningite em:

O que é meningite?

Meningite é contagiosa? Como ocorre a transmissão?

Meningite deixa sequelas?