Estou com um pequeno sangramento tipo borra de café?

Estou com um pequeno sangramento parecendo borra de café há 3 dias, no momento não estou me prevenindo o que pode ser? Estou dentro do período da menstruação.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A princípio parece ser mesmo a menstruação, porém mais detalhes devem ser avaliados para confirmar essa hipótese.

A menstruação, principalmente nas mulheres que fazem ou fizeram uso prolongado de anticoncepcionais, pode se apresentar com menor volume e coloração alterada, devido a ação dos hormônios.

Entretanto, se houve relação sem proteção durante o último mês, não podemos descartar uma possível gestação, sendo assim o sangramento poderia representar o que chamamos de sangramento de "nidação", uma espécie de sangramento causado pela implantação do óvulo na parede do útero. Embora, nesse caso, o sangramento costume ser de coloração mais clara, rósea, e não "borra de café".

A melhor forma de distinguir o sangramento de menstruação do sangramento de nidação, é exatamente avaliar o período em que se encontra no ciclo menstrual. No seu caso, dentro do período da menstruação, fala mais a favor de ser a própria menstruação.

Sendo assim, se sentir sintomas sugestivos de gravidez, como maior sensibilidade nas mamas, náuseas, vômitos matinais e aumento de apetite, procure uma unidade de atendimento básico para realização do teste de gravidez, ou faça um teste de farmácia.

Leia também: Os 7 primeiros sintomas de gravidez: descubra se você está grávida

Se for mesmo uma menstruação, os sintomas não devem durar mais do que 5 a 7 dias.

De qualquer forma, outras doenças podem causar sangramento, por isso se permanecer o sangramento, não deixe de procurar seu médico de família, ou ginecologista para avaliação e maiores esclarecimentos.

Saiba mais sobre o tema no link: Dá para confundir sangramento de nidação com menstruação escura?