H. pylori tem cura? Qual é o tratamento?

Sim, ​H. pylori tem cura. O tratamento normalmente inclui três medicamentos: um inibidor da produção de ácido gástrico e dois antibióticos, que devem ser administrados durante 7 a 14 dias. A associação dessas medicações pode eliminar completamente o H. pylori em até 95% dos casos.

O tratamento para erradicar o H. pylori é indicado apenas quando a bactéria provoca alguma doença no portador, como úlcera no estômago ou no duodeno.

Lembrando que o H. Pylori está presente em mais da metade da população mundial, mas só uma pequena parcela da população irá desenvolver alguma patologia causada pelo micróbio.

Publicidade

Os familiares de 1º grau dos pacientes com câncer de estômago devem fazer um rastreio para detectar a presença do H. pylori, já que a bactéria é um importante fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Em caso de diagnóstico positivo para H. pylori, os familiares também devem realizar o tratamento.

Ainda não existe uma vacina para o H. pylori. Vários estudos têm sido realizados com ratos, porém sem grandes resultados em humanos.

O médico gastroenterologista é o especialista responsável pelo tratamento do H. pylori.

Saiba mais em:

Como deve ser a dieta para quem tem H. pylori?

O que é H. pylori?

Quais os sintomas do H. pylori?

H. pylori positivo é sinal de câncer de estômago?