O que é H. pylori?

O H. pylori (Helicobacter pylori) é uma bactéria encontrada na mucosa do estômago e que pode causar gastrites, úlceras e até câncer gástrico. Calcula-se que o H. pylori esteja presente em pelo menos metade da população mundial. Contudo, apenas uma pequena parte dos portadores irão desenvolver alguma doença relacionada com a bactéria.

A infecção pelo H. pylori normalmente acontece na infância e está relacionada com más condições de habitação e higiene. Acredita-se que a transmissão ocorra de pessoa para pessoa pelas vias oral-oral ou fecal-oral.

A transmissão pela via oral-oral ocorreria através do contato com a saliva ou vômitos de alguém infectado. Já a via fecal-oral seria mais predominante em populações com baixo nível socioeconômico. Neste caso, o H. pylori seria transmitido pela ingestão acidental de fezes, água ou alimentos contaminados pela bactéria.

Publicidade

Uma vez no estômago, o H. pylori se multiplica e provoca uma inflamação crônica na parede do órgão (gastrite). A bactéria enfraquece a camada protetora de muco do estômago e do duodeno, permitindo que o ácido entre em contato com a parede sensível desses órgãos.

Na maioria das pessoas, a inflamação não chega a provocar sintomas ou doenças, permanecendo até ao fim da vida. Porém, uma parcela bem pequena da população irá desenvolver úlcera no estômago ou na porção inicial do intestino (duodeno), ou ainda câncer de estômago.

Leia também: Quais os sintomas do H. pylori?

Sabe-se que mais de 90% das úlceras são causadas pelo Helicobacter pylori​. Quanto ao câncer gástrico, o H. pylori é considerado um importante fator de risco para o desenvolvimento do tumor.

Saiba mais em: H. pylori positivo é sinal de câncer de estômago?

Outros fatores de risco estão associados ao desenvolvimento de úlceras, como predisposição genética e o tipo de bactéria, já que existem espécies mais agressivas do que outras.

O diagnóstico e tratamento da infecção por H. pylori é da responsabilidade do médico gastroenterologista.

Também pode lhe interessar:

H. pylori tem cura? Qual é o tratamento?

Como deve ser a dieta para quem tem H. pylori?