Hemoglobina glicada, o que é?
A hemoglobina glicada (HbA1c) é uma forma de hemoglobina, resultado da reação entre a glicose do sangue e a proteína hemoglobina. Sendo assim, quanto mais açúcar temos no sangue, maior será a formação de HbA1c.
A hemoglobina ligada ao açúcar, tem uma vida média de 90 dias, por isso os seus valores representam a média de glicemia, dos últimos 3 meses. O que justifica por vezes, uma diferença entre esse exame e o exame de glicemia de jejum.
A glicemia de jejum avalia o nível de açúcar no sangue exatamente daquele momento que colheu a amostra de sangue no laboratório. Dependendo de quantas horas de jejum e da última refeição do paciente, esse valor pode ser alto, baixo ou normal. Já os valores de HbA1c não se alteram.
Por isso não é raro um exame de glicemia ser normal, ou baixa, e a hemoglobina glicada alta nos casos de diabetes mal controlado. Isso significa que os últimos meses foram de açúcar alto no sangue, apesar daquele momento a glicemia estar normal ou baixa.
Para que serve o exame de hemoglobina glicada?
A principal função da HbA1c é auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da diabetes.
Como os valores demonstram a média de açúcar no sangue, esse valor é mais fidedigno principalmente na análise do controle da diabetes.
Se os resultados da HbA1c e a glicemia de jejum forem muito diferentes, o mais indicado é repetir o exame com a orientação de manter os hábitos de vida e de alimentação antes de coletar o exame de sangue.
Quais são os valores de referência da hemoglobina glicada?
Para fazer o exame de hemoglobina glicada, não é necessário estar em jejum. O exame é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue.
Para diagnóstico do diabetes, os valores de referência são:
- Valores menores que 5,7%: ausência de diabetes;
- Valores entre 5,7% e 6,4%: diagnóstico de pré-diabetes;
- Valores maiores ou iguais a 6,5%: diabetes.
Para o controle do diabetes, os valores de referência são:
- Valores entre 4 e 6%: controle adequado;
- Valores entre 6 e 7%: controle moderado da diabetes;
- Valores maiores de 7%: diabetes mal controlada.
Os valores abaixo de 7% indicam um menor risco de complicações vasculares, enquanto valores superiores a 7%, além de indicar uma descompensação da doença, elevam consideravelmente os riscos de complicações da diabetes.
Quando dosar a hemoglobina glicada?
No acompanhamento do diabetes, com a doença sob controle, o exame deve ser repetido a cada 6 meses, mas nos casos de controle inadequado ou em ajustes de doses, é medida a cada 3 meses.
O rastreio de diabetes em pessoas com baixo risco para a doença, pode ser feito uma vez ao ano.
Para diagnóstico e tratamento do diabetes, é necessário procurar um médico clínico geral, médico de família ou endocrinologista.