Perguntar
Fechar

Meu marido tem ejaculação precoce...

Meu marido tem ejaculação precoce, pois já fiz várias vezez a contagem do tempo... é 20 segundos... 45 segundos... as vezes 1 minuto e meio. Isso está me deixando sem saber o que fazer. Pois já falei com ele, mas ele é muito tímido para tocar no assunto. É complicado, o que fazer?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A melhor opção é consultar um médico de família ou um urologista, pois existe tratamento para esse problema, que pode incluir terapia de modificação de comportamento, psicoterapia ou mesmo medicamentos a depender do tipo de ejaculação precoce.

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação precoce, ou ejaculação prematura, consiste na incapacidade de retardar a ejaculação durante a penetração trazendo insatisfação sexual, frustração e ansiedade. Homens que apresentam ejaculação precoce geralmente ejaculam 30 a 40 segundos após a penetração. Sendo que muitas vezes a ejaculação ocorre antes da penetração ou mesmo sob estímulos mínimos.

É um distúrbios sexual de alta prevalência entre os homens, mas que deixa muitas vezes de ser diagnosticado e tratado. Muitas vezes os homens acometidos por esse problema evitam procurar ajuda profissional para o seu problema.

Quais são os fatores de risco para a ejaculação precoce?

A presença de alguns fatores psicológicos podem aumentar o risco da ejaculação prematura, como ansiedade em relação ao desempenho sexual, instabilidade emocional, sentimentos de culpa, estresse ou experiências sexuais anteriores negativas ou traumáticas.

Algumas doenças também podem desencadear episódios de ejaculação prematura como Hipertireoidismo, Diabetes, Prostatite e abstinência de álcool ou outras drogas.

Qual o tratamento da ejaculação precoce?

O tratamento da ejaculação precoce inclui medidas comportamentais, que ensinam o homem a usar estratégias para retardar a ejaculação. Para os casos em que distúrbios emocionais e ansiosos estão presentes a psicoterapia e o apoio psicológico são essenciais.

Em algumas situações podem ser usados medicamentos, principalmente naqueles casos em que a ejaculação prematura está presente desde a primeira relação sexual.

Para mais informações consulte um clínico geral ou médico de família para uma primeira avaliação. O seguimento muitas vezes é realizado também pelo médico urologista, psiquiatra ou psicólogo.