Perguntar
Fechar

Micose no pênis é grave, posso contaminar minha parceira?

A micose no pênis é grave? Posso contaminar minha parceira no sexo?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A maioria das micoses (infecções fúngicas) na pele não são graves, tem tratamento e resposta bastante satisfatória, quando é feito de maneira correta e acompanhada pelo médico especialista, o Urologista.

Porém, pode sim contaminar sua parceira, por isso, não é indicado manter relações até que termine o tratamento, e em caso de sintomas, a mulher também deve realizar o tratamento prescrito pelo ginecologista, evitando uma reinfecção.

O tipo mais comum é a candidíase.

Embora a candidíase não seja considerada uma doença sexualmente transmissível, e não seja frequente esse meio de transmissão, é possível a transmissão através da relação sexual.

Leia também: Candidíase no homem: como reconhecer, tratar e prevenir a candidíase masculina

O fungo Candida Albicans, responsável pela doença candidíase, habita normalmente na pele e intestino de mais de 55% da população, entretanto não causa doença em pessoas saudáveis. Apenas com a queda da imunidade, o organismo permite seu crescimento e sintomas.

Causas de queda da imunidade

Algumas situações e doenças comprovadamente alteram a imunidade de pessoas, como:

  • Diabetes,
  • HIV,
  • Situações de estresse e ansiedade,
  • Uso de antibióticos frequentes (e de maneira irregular),
  • Uso crônico de corticoides e
  • Quimioterapia.

O médico urologista é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de casos de micose no pênis. Agende uma consulta para avaliação e tratamento adequados.