A caxumba, também conhecida como parotidite infecciosa, é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Paramyxovirus. Ela causa a inflamação das glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais), levando ao seu inchaço, motivo pelo qual é popularmente conhecido como "papeira".
É uma doença altamente contagiosa. A transmissão ocorre após o contato direto com secreções das vias aéreas da pessoa contaminada, de dois até nove dias depois do início dos sintomas. O período de incubação (período entre o contágio e o início dos sintomas) dura de 14 a 25 dias.
É uma doença mais comum na infância, nos meses de inverno e começo da primavera. Normalmente tem um curso benigno, mas pode haver algumas complicações, como inflamação dos testículos e ovários, meningite, pancreatite e surdez.
Em geral, uma vez infectada, a pessoa torna-se imune à doença.
Os sintomas são:
- Inchaço doloroso abaixo do pescoço e próximo da mandíbula;
- febre;
- dor de cabeça, dor de garganta, perda do apetite, enjoo e vômitos.
Na presença de dor testicular ou no baixo ventre; vômitos que não cessam, associados à forte dor na barriga; dor de cabeça intensa e dificuldade para fletir a cabeça, deve-se suspeitar das complicações e procurar imediatamente um pronto atendimento.
Na presença de algum destes sintomas, deve-se procurar um pronto atendimento.
Não há tratamento específico.
Leia também:
Dor no pescoço embaixo da orelha e inchou bastante... pode ser caxumba?