Perguntar
Fechar

Dor no pescoço embaixo da orelha e inchou bastante... pode ser caxumba?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. A dor no pescoço que incha e causa dor, pode ser caxumba, especialmente se houver febre associada. No entanto, outras causas devem ser investigadas, como um abscesso dentário, contratura muscular, um tumor, entre outras.

A avaliação médica possibilita coletar mais informações, realizar um exame clínico, e quando preciso, solicitar exames para confirmar e tratar o problema.

Caxumba

A caxumba é uma infecção viral, altamente contagiosa, que atinge as glândulas salivares, por isso os sintomas mais característicos são a "papeira" (inchaço abaixo da mandíbula) e febre.

O inchaço no pescoço é bem próximo do ouvido, pela localização das glândulas. Pode ocorrer dos dois lados ou unilateral (em apenas um dos lados), é doloroso e quente. A febre costuma ser baixa. Além desses sintomas pode haver ainda, dificuldade de mastigar e engolir, mal-estar, dor muscular, falta de apetite e dor de cabeça.

O tratamento inclui repouso e medicamentos para os sintomas, como a dor e febre. Felizmente, na grande maioria das vezes o organismo resolve naturalmente ao vírus.

No entanto, se houver piora do quadro e sinais de alterações neurológicas (confusão mental, sonolência), ou febre alta, é preciso procurar uma emergência.

parotidite
Inchaço e vermelhidão no pescoço, devido à inflamação da glândula parótida à direita.

Abscesso dentário

O abscesso dentário é a formação de uma coleção de pus em um dos dentes. Geralmente se origina de uma infecção dentária, um dente mal cuidado ou curativo que foi desfeito.

Neste caso, o inchaço é quente e vermelho, pode haver febre, e se localiza logo abaixo da mandíbula, abaixo da orelha.

A infecção é uma situação bastante grave e deve ser logo tratada com antibioticoterapia.

Contratura muscular

Na contratura muscular ou torcicolo, acontece um inchaço na lateral do pescoço que dói muito, dificultando a movimentação e por vezes até a fala da pessoa.

Não tem febre, calor ou vermelhidão no local. Apenas o aumento do volume e dor intensa.

O tratamento deve ser feito com compressa morna e relaxante muscular.

Tumor

O inchaço e formação de "caroço" no pescoço, que sugere um tumor, aparece lentamente, não costuma causar dor, nem febre ou vermelhidão local. Pode estar associado ainda a perda de peso, perda de apetite e cansaço sem motivo aparente.

Para mais esclarecimentos sobre esse inchaço, especialmente se estiver com febre ou dor local, procure um médico clínico geral ou médico da família, para avaliação e início do tratamento.

Saiba um pouco mais sobre a caxumba no artigo: O que é caxumba e quais os sintomas?

Referência:

Ministério da Saúde do Brasil.