O que são anabolizantes?
Esteroides anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem a testosterona, hormônio masculino produzido pelos testículos. A testosterona tem alguns efeitos no organismo, dentre eles, ajudar no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa (efeito androgênico).
Algumas pessoas necessitam da reposição deste hormônio, pois seu organismo não é capaz de produzí-lo. No Brasil, os principais medicamentos esteroides anabolizantes usados são: Durasteton®, Deca-Durabolin®, Androxon®.
Há pessoas que não necessitam reposição de testosterona, mas acabam utilizando-a com o objetivo de melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas, que a utilizam com fins estéticos. Os homens são ainda os maiores utilizadores, embora o uso entre as mulheres venha crescendo.
É importante frisar que seu uso sem prescrição e orientação médica pode trazer sérias consequências ao indivíduo que as utiliza. Para utilizar os esteróides anabolizantes é necessário existir uma receita médica.
O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso de esteroides por parte dos atletas. Realizam testes anti-doping e caso seja detectado que o atleta está fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas e perder os títulos conquistados.
Quem comercializa estas drogas infringe dois artigos do Código Penal brasileiro: artigo 278 (venda de substâncias nocivas à saúde) e 282 (falso exercício da medicina).
Se um médico oferecer uma receita de esteróides anabolizantes, questione sua prescrição, se você não tiver uma doença que justifique o uso.
O uso de esteróides anabolizantes é prejudicial à saúde! Não aceite utilizá-los, mesmo se indicado pelo seu personal trainer ou um amigo!