Perguntar
Fechar

Omeprazol para esofagite e dor no estômago. Quanto tempo demora para fazer efeito?

Há 3 anos tive uma esofagite que me dava a sensação de bolo na garganta. Tratei com remédios normais e ervas para estresse. Agora voltou tudo de novo e com dor no estômago. Estou tomando Omeprazol há 2 semanas e tive pouca melhora. Devo ir ao médico e fazer nova endoscopia? Quanto tempo demora a fazer efeito a medicação?

Normalmente, o omeprazol produz uma melhora rápida dos sintomas da esofagite, úlcera ou gastrite, podendo curar uma úlcera em até 8 semanas. Contudo, o alívio da dor no estômago pode demorar vários dias.

Pode ser necessário usar também algum antiácido, juntamente como omeprazol, para ajudar a aliviar as dores estomacais, mas sempre conforme a orientação médica.

Se você está tomando omeprazol duas semanas e não melhorou muito, deve primeiro falar com o seu médico gastroenterologista, que irá avaliar a necessidade de fazer ou não outra endoscopia.

Contudo, verifique se você está tomando o omeprazol da forma correta. Se o medicamento não for usado corretamente, ele pode não produzir os efeitos esperados.

Saiba mais sobre o tratamento da esofagite em: Esofagite erosiva tem cura? Qual o tratamento?

Como tomar omeprazol corretamente?

O correto é tomar o omeprazol imediatamente antes das refeições, de preferência 15 minutos antes do café da manhã.

Se tiver dificuldade em engolir as cápsulas, abra-as e misture o conteúdo com um pouco de suco de fruta ou água fria e beba imediatamente.

Não mastigue os microgrânulos do interior das cápsulas e não os misture com leite.

Mesmo que você já esteja se sentindo melhor, não interrompa o tratamento antes do tempo determinado pelo médico.

Leia também: Omeprazol: para que serve e quais os efeitos colaterais?