Os sinais e sintomas dos transtornos de personalidade normalmente se manifestam no final da infância ou durante a adolescência, e variam bastante de acordo com o tipo de transtorno. Porém, a confirmação do diagnóstico só pode ocorrer depois dos 18 anos de idade.
Os sintomas em geral mais comuns são:
- Oscilação no humor
- Mudança de comportamento constante
- Comportamentos muito rígidos, dificuldade de adaptação às situações adversas
- Desinteresse pelos outros ou pelas questões sociais
- Dificuldade em construir ou manter relacionamentos
Os transtornos de personalidade levam a pessoa a ter um estilo de vida interior ou um comportamento bem diferente do que é esperado dela cultural e socialmente.
Isso se manifesta na interpretação de si mesmo, dos outros e dos acontecimentos (cognição), na adequação à resposta emocional (afetividade), no relacionamento interpessoal e no controle dos impulsos.
Trata-se de perturbações graves que causam muito sofrimento para a pessoa, amigos e seus familiares.
Os transtornos de personalidade têm uma forte relação com fatores hereditários, sendo estes verificados em quase metade dos casos. Portanto, não é só o ambiente que contribui para o desenvolvimento desses transtornos, mas também a hereditariedade.
Um comportamento frequentemente observado em indivíduos com transtornos de personalidade é o abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas.
Vale lembrar que os transtornos de personalidade se tornam mais evidentes em momentos de estresse e ansiedade.
O/A médico/a psiquiatra é o/a especialista indicado/a para diagnosticar os transtornos de personalidade e indicar o tratamento mais adequado em cada caso.
Saiba mais em:
Transtorno de personalidade é uma doença mental?
Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?