Perguntar
Fechar

Transtorno de personalidade é uma doença mental?

Os transtornos de personalidade estão no limite entre a normalidade e as doenças mentais. Tais transtornos apresentam características específicas que os diferencia dos transtornos mentais propriamente ditos.

Pessoas com transtornos de personalidades sabem que tem deveres e têm consciência do certo ou errado. Entretanto, elas não possuem consciência moral definida e clarificada. São pessoas imaturas, que não adquirem aprendizado com as experiências vividas para poderem se guiar na atualidade.

Uma pessoa com transtorno de personalidade não se ajusta ao seu meio, vivendo fora das normas básicas dos grupos da sociedade.

Esse desajuste ao meio em que vive manifesta-se sob a forma de agressividade, excesso de introversão, exibicionismo exagerado, desconfiança sem razão, entre outras.

Essas características formam o caráter da pessoa e permanecem durante toda a vida, de forma estável e inflexível. Esses indivíduos provocam sofrimento e transtorno às pessoas do seu círculo pessoal e familiar, sendo também vítimas das suas próprias atitudes.

Contudo, falta a esses pacientes perceber os efeitos causados nas suas atitudes em relação ao seu sofrimento.

Portanto, embora não sejam doenças mentais propriamente ditas, os transtornos de personalidade trazem sofrimento e distúrbios suficientes para se enquadrarem num quadro psiquiátrico. O tratamento é feito com psicoterapia e medicamentos.

Saiba mais em:

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Quais os sintomas dos transtornos de personalidade?

Qual é o tratamento para os transtornos de personalidade?