Perguntar
Fechar

Remédios para emagrecer

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O primeiro passo importante quando se fala sobre remédios para emagrecer, é que na verdade eles não existem. Nenhum dos remédios prescritos para emagrecer, emagrece de fato. Eles são na verdade inibidores de apetite, como a sibutramina.

Existem outros inibidores de apetite e outros remédios que não são inibidores de apetite já disponíveis no mercado, mas a sibutramina é o remédio para emagrecer mais usado e seu uso é liberado pela ANVISA.

Boa parte do tratamento e uso de remédios para emagrecer deve partir desse princípio básico: os remédios para emagrecer não emagrecem. Tendo isso em mente partimos, para o segundo passo: para o remédio fazer o resultado esperado (perda de peso) você precisa ajudar o remédio a lhe ajudar. Pode soar estranho dito dessa forma, mas é exatamente isso. O remédio para emagrecer só poderá desenvolver todo seu potencial emagrecedor se você realizar outras ações como dieta e atividade física.

Remédio para emagrecer

Preciso fazer dieta mesmo tomando remédio para emagrecer?

Sim, para emagrecer, você terá que fazer dieta. Existem muitos tipos de dieta que você encontra na internet ou em revistas, mas a melhor dieta para o seu caso é aquela preparada especialmente para você por um nutricionista.

A maioria das pessoas que procura remédio para emagrecer já fez algum tipo de dieta. Algumas dietas podem apresentar um potencial danoso quando não realizado sob supervisão de um profissional competente.

Também pode lhe interessar: Como funciona a dieta do HCG?

A depender do seu caso, pode ser indicado o uso de remédio para potencializar o emagrecimento. A pessoa começa a tomar o remédio, a fome diminui consideravelmente e isso lhe permite seguir a dieta sem sentir fome. O controle da fome pode contribuir na otimização da dieta. Por isso, algumas medicações que atuam na redução e controle da ansiedade, como os ansiolíticos, podem ser indicadas conjuntamente com os remédios para emagrecer.

O terceiro passo no uso de remédios para emagrecer é o tempo de uso do medicamento. As pessoas querem perder peso rapidamente, usar o remédio por um curto período de tempo e emagrecer rápido demais. É o caminho do fracasso.

Veja também o artigo: 7 Erros que Você não Pode Cometer se Quer Emagrecer

Como tomar remédio para emagrecer?

A perda de peso tem que ser acompanhada de forma lenta e gradual. Uma situação possível: Usar sibutramina todos os dias, tomando 1 comprimido às 10 hs da manhã durante 1 ano e perder de 3 a 4 kg no primeiro mês, 2 a 3 kg no segundo mês e perder de 1 a 2 kg por mês nos 10 meses seguintes.

Isso totalizaria um mínimo de 15 kg e um máximo de 27 kg. Muitas pessoas desejam perder entre 15 e 27 kg, mas boa parte das pessoas não quer esperar todo esse tempo. Esse tempo de um ano é muito importante porque ele permite a manutenção do peso atingido por mais tempo e evita o retorno rápido do peso, o tão indesejado efeito sanfona.

Leia também: Perder peso muito rápido faz mal?

“Então doutora, a senhora quer dizer que mesmo tomando remédios para emagrecer vou ter que fazer dieta? Só falta dizer que vou ter que fazer exercícios também?” E a resposta é sim. Emagrecer fazendo exercícios é mais fácil, mais rápido e mais saudável. Emagrecer sem exercícios pode resultar em um corpo flácido. Emagrecer com exercícios acelera o processo do emagrecimento e contribui para um processo de vida mais saudável.

Remédio para emagrecer tem efeito colaterais?

Sim. Os remédios para emagrecer apresentam efeitos colaterais. No caso da sibutramina, os efeitos colaterais podem ser: aumento da frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, constipação, náuseas, boca seca, insônia, agitação psicomotora, sudorese, alteração do paladar, etc.

Evite a auto-medicação, pois ela pode trazer risco para a sua saúde. Não adquira remédios para emagrecer sem consultar o/a médico/a. Somente o/a profissional de saúde qualificado pode fazer a correta avaliação dos riscos e benefícios do uso desse tipo de medicação e indicar qual é o mais apropriado para seu caso ou se é mesmo necessário o uso de remédios para emagrecer.

Saiba mais em:

Dietas para emagrecer rapido sao saudaveis dicas para emagrecer com saude

Não consigo emagrecer, o que devo fazer?

Tomar termogênico faz mal?

Cafeína estimula o apetite?