Perguntar
Fechar
Tomei injeção, menstruei e comecei a pílula, e não parou a menstruação?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Esse sangramento pode durar muitos dias e pode sangrar forte sim, no entanto, dificilmente pode levar a um quadro hemorrágico grave. É importante procurar um médico para uma avaliação, uma das consequências de sangramento abundante é a ocorrência de anemia.

Provavelmente, esse sangramento é decorrente dos hormônios presentes no anticoncepcional injetável que foi tomado. A medida que continuar o uso da pílula a tendência é o reduzir o fluxo de sangramento e ocorrer uma normalização do sangramento menstrual.

A injeção anticoncepcional causa sangramento?

As injeções anticoncepcionais podem levar a efeitos adversos que podem levar a sangramento ou modificar o padrão menstrual da mulher, como:

Sangramento intenso ou prolongado

Um dos principais efeitos adversos dos anticoncepcionais injetáveis mensais é a presença de sangramento ou mudança do padrão menstrual. É possível que algumas mulheres que utilizam injetáveis mensais apresentem sangramento intenso ou mesmo prolongado, o fluxo menstrual pode dobrar ou durar mais que 8 dias.

Esse aumento do sangramento não é algo prejudicial e geralmente perde intensidade aos poucos, cessando após alguns meses com a continuidade do uso da injeção anticoncepcional.

Redução do sangramento

O oposto também pode ocorrer, ou seja, a mulher pode parar de menstruar ou passar a apresentar um fluxo menstrual bem menos intenso, também é um dos possíveis efeitos dos anticoncepcionais injetáveis.

Irregularidade menstrual

Também é possível que a menstruação torne-se irregular, ou seja, a mulher pode apresentar sangramento quando não estava a espera, essa mudança também não é prejudicial e tende a normalizar com o decorrer do tempo.

No entanto, caso o sangramento intenso, ou a irregularidade menstrual, persistam no decorrer do tempo, ou ainda iniciem após muito tempo de uso do anticoncepcional, é válido consultar um médico ginecologista ou médico de família para uma avaliação.

Tomei pela 1ª vez a injeção anticoncepcional e a menstruação desceu 2 vezes, o que pode ter acontecido?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

É um efeito colateral do anticoncepcional.

Tomei uma injeção de Dexadoze e menstruei antes do tempo, é normal?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Não dá para dizer que essa menstruação adiantada é efeito do remédio que você tomou (pode até ser), e se for algo que tenha acontecido só este mês não há motivo para preocupação é tão somente uma menstruação adiantada.

Após injeção de progesterona teste de gravidez deu positivo?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Provavelmente a progesterona não interfere no resultado.