Precisa procurar um médico, para melhor identificar a causa da disfunção erétil. Ansiedade, estresse e outros fatores emocionais são uma importante causa de impotência sexual, e parece sim influenciar o seu caso.
No entanto, doenças orgânicas também podem estar associadas à disfunção erétil, como doença coronária, aterosclerose, diabetes, obesidade ou hipertensão arterial. Por isso, é importante uma avaliação médica.
O que é disfunção erétil?
A disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade do homem manter relação sexual com ereções satisfatórias durante pelo menos três meses, pode atingir homens de qualquer idade, mas é mais prevalente em homens acima dos 50 anos.
O que causa disfunção erétil?
Diversos fatores podem contribuir para o aparecimento de um quadro de impotência sexual, entre eles:
- Doenças crônicas (doença coronária, aterosclerose, diabetes, obesidade e hipertensão arterial).
- Doenças neurológicas (doença de Parkinson, esclerose múltipla)
- Uso de medicamentos (anti-hipertensores, antidepressivos)
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Distúrbios hormonais
- Doença de Peyronie
- Traumatismos pélvicos
- Transtornos de ansiedade ou depressão
- Estresse
- Cansaço
- Dificuldades conjugais
Qual o tratamento da disfunção erétil?
O tratamento da disfunção erétil inclui o controle das doenças que podem interferir e desencadear impotência sexual. Psicoterapia e aconselhamento sexual quanto fatores psíquicos são importante para o estabelecimento dos sintomas. Uso de medicamentos que aumentam a irrigação peniana.
Em algumas situações pode ser necessário tratamento hormonal. Mais raramente pode estar indicado tratamento cirúrgico ou uso de prótese peniana
Caso apresente sintomas de disfunção erétil consulte um clínico geral ou médico de família para uma avaliação inicial. Em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento também por um médico urologista.