Perguntar
Fechar

Tossir muito e vomitar um líquido amarelo, o que pode ser?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Tossir muito pode provocar vômito amarelo. Isto pode acontecer sempre que houver uma tosse persistente e a presença de líquidos amarelos no estômago, na hora do vômito, como a bile, alimentos amarelos ou sucos de cor amarelada.

A bile é uma secreção líquida, de coloração amarelada ou amarelo-esverdeada, produzida pelo fígado e secretada no duodeno (parte inicial do intestino) para auxiliar a digestão. Quando ocorrem vômitos repetidos, o estômago fica vazio e a bile presente no duodeno pode retornar para o estômago, sendo eliminada junto ao vômito.

Não faz mal vomitar bile. No entanto, se for uma situação recorrente, deve ser investigada.

Outras situações que podem causar vômitos amarelados são: a presença de catarro (em viroses e resfriados), doenças gástricas, como o refluxo, obstrução intestinal e também o consumo abusivo de álcool.

O tratamento varia de acordo com a situação. Mas para aliviar os vômitos é preciso tomar medicação antiemética, como o digesan®, vonau® e/ou plasil®, hidratar-se bem e optar por alimentos leves, de fácil digestão, nas 24h seguintes.

Vomitar bile

A bile pode se acumular no estômago e ser eliminada na forma de vômito líquido amarelo com gosto amargo, em diversas situações. As principais são a tosse frequente, jejum prolongado e obstrução intestinal. Estas são situações que permitem que a bile retorne para o estômago e se acumule, causando náuseas e vômitos amarelados.

Na obstrução intestinal, além dos vômitos biliosos, é comum haver constipação e dor abdominal intensa. Trata-se de uma emergência médica, portanto na suspeita de obstrução intestinal, procure um atendimento médico com urgência.

Vomitar catarro

O vomito amarelado com secreção mais consistente e com mau cheiro, especialmente em conjunto com gripes e resfriados, pode representar o catarro produzido na via respiratória superior, que é deglutido e depois eliminado com o vômito.

Nesses casos é comum a presença de coriza, espirros, febre, falta de apetite e mal-estar.

Existem algumas outras situações, como consumo abusivo de bebidas alcoólicas, envenenamento e uma situação pouco comum, chamada vômica, que ocorre quando um acesso de tosse faz com que um abcesso pulmonar (cavidade cheia de pus) se rompa e o conteúdo dele é eliminado pelos brônquios, junto com a tosse, dando a impressão de um vômito. Isso acontece em quadros infecciosos pulmonares mais graves.

Vomitar amarelo pode ser gravidez?

Sim. Se o vômito bilioso for matinal e vier acompanhado de atraso menstrual, pode ser um dos primeiros sinais de gravidez.

As náuseas e vômitos matinais, atraso menstrual, desconforto pélvico e aumento da sensibilidade das mamas são os primeiros sinais percebidos pela mulher ao início da gestação.

Para confirmar essa suspeita, faça um teste de farmácia ou o teste de sangue e converse com o seu ginecologista.

Quando procurar uma emergência?

Se a tosse e o vômito vierem acompanhados de um dos sinais e sintomas citados abaixo, pode representar um caso mais grave, o que indica a necessidade de buscar um atendimento médico imediatamente. São eles:

  • Febre alta (acima de 38 graus)
  • Vômitos com cheiro de fezes
  • Vômitos pretos ou com presença de sangue
  • Dor, distensão abdominal e constipação

Nos casos de vômitos e tosse contínuos deve-se procurar um serviço médico para avaliação e tratamento do problema.

Leia também:

4 causas principais de vômito verde e o que posso fazer

Estou com vômito amarelo, pode ser perigoso? Como faz para parar?

7 primeiros sintomas de gravidez: descubra se você está grávida

Tossir muito e vomitar um líquido amarelo, o que pode ser?