Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para o transtorno da personalidade esquiva?

O tratamento para o transtorno da personalidade esquiva é feito com psicoterapia e medicamentos psiquiátricos. A medicação muitas vezes usada para tratar esse tipo de transtorno de personalidade é composta por antidepressivos e ansiolíticos. Na psicoterapia, dentre os métodos mais utilizados está a terapia cognitivo-comportamental.

Contudo, na presença de outros transtornos mentais, pode ser necessário incluir outros medicamentos. O tempo de duração do tratamento do transtorno da personalidade esquiva pode levar anos. O objetivo principal é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A terapia cognitivo-comportamental utiliza várias técnicas para reformular as crenças e os pensamentos desviantes do paciente, fornecendo ferramentas para que ele possa diferenciar os pensamentos, os sentimentos e a realidade.

Ao distinguir esses elementos, torna-se mais fácil perceber os seus processos automáticos de pensamentos e sentimentos negativos que favorecem a manutenção do seu transtorno de personalidade.

Através da psicoterapia, a pessoa analisa os seus comportamentos e toma consciência do quanto esses pensamentos e sentimentos interferem no equilíbrio das suas emoções. Tais pensamentos negativos são analisados, desafiados e colocados em causa pelo próprio paciente, por meio de explicações baseadas no que é real e concreto.

Os resultados da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno da personalidade esquiva são bastante satisfatórios, já que oferece à pessoa uma chance de criar um ambiente novo e estável para regular o seu estado emocional e psicológico.

As sessões podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana, podendo depois passar para intervalos mais espaçados de 15 dias.

Contudo, para o sucesso do tratamento é fundamental que exista uma relação de confiança e empatia entre psicoterapeuta e paciente. Caso haja resistência na aceitação da terapia, as mudanças podem ser poucas e os resultados pouco satisfatórios.

O tratamento do transtorno da personalidade esquiva é realizado por médico psiquiatra e psicoterapeuta.

Saiba mais em:

Como identificar alguém com transtorno da personalidade esquiva?

Como identificar o transtorno de ansiedade social?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Qual é o tratamento para os transtornos de personalidade?