A diarreia, barriga inchada, dor de barriga e falta de apetite, são os sintomas mais comuns, encontrados nas crianças com presença de vermes.
Especialmente nas crianças e bebês, onde os sintomas são bastante inespecíficos, a suspeita de vermes costuma ocorrer pela mudança nas características das fezes. Quando a infestação é grande, é possível ver os vermes nas fezes a olho nu, por exemplo, no caso das lombrigas.
O tratamento é simples e feito com remédios chamados vermífugos, conforme orientação de um médico de família ou do pediatra.
Sintomas de vermes em crianças
Os sintomas da presença de vermes nas crianças e bebês incluem:
- Diarreia: a diarreia pode vir acompanhada de sangue ou muco,
- Dor de barriga (dor abdominal),
- Barriga inchada,
- Náuseas,
- Vômitos,
- Coceira no bumbum (prurido anal),
- Dor ao evacuar,
- Desidratação,
- Febre,
- Falta de apetite,
- Perda de peso,
- Anemia,
- Problemas respiratórios e
- Distúrbios cerebrais.
Como é feito o tratamento das verminoses em crianças?
Com uso de vermífugos. O tratamento das verminoses é bastante simples, entretanto é preciso que a criança faça um exame de fezes para identificar o tipo de verme que está causando a infecção. Em alguns casos um exame de sangue pode ser necessário para verificar a extensão da verminose.
Com base nos sintomas apresentados pela criança e no resultado do exame de fezes e, o médico de família ou pediatra indicará o melhor remédio, chamado vermífugo, para que o tratamento seja eficaz.
Albendazol, mebendazol, ivermectina e a nitazoxanida (Annita) são os vermífugos mais usados em crianças. No caso das crianças menores de 2 aos, o mebendazol pode ser uma opção, após a avaliação de riscos e benefícios pelo pediatra que o acompanha.
Nos bebês, os vermífugos são administrados de acordo com o peso e idade. Você deve trocar roupinhas, pijamas ou roupa de cama com frequência para evitar que o bebê se reinfecte com os ovos. As pessoas que manipularem as roupas também podem se infectar, transportando os ovos do verme para alimentos ou para a boca.
É importante que você não use esses medicamentos nos seus filhos sem orientação médica.
Quais são as verminoses mais comuns nas crianças?
As verminoses mais comuns são:
- ascaridíase (lombriga),
- esquistossomose,
- ancilostomose,
- filariose,
- amebíase,
- teníase (solitária),
- oxiuríase e
- giardíase.
O que fazer para evitar as verminoses em crianças?
Algumas medidas simples que ajudam a evitar a verminoses podem ser feitas por cada um de nós e ensinadas às crianças. São cuidados que incluem:
1. Lavar bem as mãos com sabão e com frequência, principalmente, antes das refeições e após usar o banheiro;
2. Evitar andar descalços em locais em que não se conhece as condições de higiene;
3. Beber apenas água filtrada ou fervida;
4. Cuidado ao manipular os alimentos. Os adultos que manipulam os alimentos devem lavá-los cuidadosamente antes do seu preparo e consumo;
5. Cuidado especial deve ser dados aos alimentos ingeridos crus como, por exemplo, verduras e legumes. Recomenda-se deixar por 15 minutos de molho em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou com produto específico para limpar verduras. Porém, após os 15 minutos, deve lavar com água corrente, de maneira abundante, até eliminar completamente o produto de limpeza, antes de ingerir o alimento.
Para saber mais sobre as doenças causadas por vermes e sobre os vermífugos, você pode ler:
Quais são as doenças causadas por vermes?
Quais os melhores remédios para vermes?
Referências
- Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Abordagem das Parasitoses Intestinais mais Prevalentes na Infância.
- Federação Brasileira de Gastroenterologia
- Sociedade Brasileira de Infectologia
- Sociedade Brasileira de Pediatria